Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Bispos paraenses participam de visita com o Papa Francisco no Vaticano

O encontro faz parte da Visita Ad Limina Apostolorum e os presbíteros relataram ao Papa as violações sistemáticas dos direitos humanos na Amazônia

O Liberal

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Antônio de Assis Ribeiro, participaram de uma visita ao Vaticano na segunda-feira (27). O encontro fez parte da Visita Ad Limina Apostolorum com o Papa Francisco. Esta é a primeira visita da Arquidiocese de Belém com o atual Santo Padre. A última ocorreu em abril de 2010, com o Papa Bento XVI. A visita vai até o próximo sábado (2). Os presbíteros relataram ao Papa as violações sistemáticas dos direitos humanos na Amazônia. As informações são do Vatican News.

A audiência contou com a participação dos bispos dos Regionais Norte 2, que abrange o estado do Pará, e Norte 3, que compreende o Tocantins. A visita é um momento de comunhão em que os bispos do mundo se reúnem com o Santo Padre, para tratar de assuntos acerca de seu pastoreio. Dom Bernardo Bahmann, bispo de Óbidos, região oeste do Pará, contou que o Papa os recebeu de braços abertos. “O Papa nos acolheu com o coração aberto, muito fraterno. E durante o encontro, que demorou três horas, nós sentimos realmente o carinho e a preocupação que ele tem para com a Amazônia”, contou. 

VEJA MAIS

Governador Helder Barbalho presenteia o Papa Francisco com camisas do Remo e do Paysandu
Governador participa de debates em Roma, na Itália. Helder ainda presenteou o pontífice com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Novos cardeais do Brasil são anunciados por Papa Francisco
Dom Paulo Cezar Costa e dom Leonardo Ulrich Steiner serão nomeados para função que tem como uma das responsabilidades escolher novo papa

Papa Francisco lamenta hipocrisia na igreja: 'detestável'
O religioso afirmou que a hipocrisia se encontra tanto "no local de trabalho quanto em políticos que vivem de uma forma em público e de outra na vida privada".

Ao longo da semana, os bispos têm diversas atividades, como missas e reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé.

O bispo prelado de Marajó (PA), dom Evaristo Pascoal Spengler, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), contou que ficou extremamente agradecido pelo desdobramento da conversa. “Agradecemos seu profundo amor pela Amazônia e sua defesa apaixonada pelos povos tradicionais, cultura, floresta, rios e tudo o que envolve o bioma”, afirmou.

Papa Francisco se reúne com bispos paraenses. (Vatican Media / Divulgação)

Regional Norte II

É representada pelas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Pará e Amapá, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: Belém: Arquidiocese de Belém, Diocese de Abaetetuba, Diocese de Bragança do Pará, Diocese de Cametá, Diocese de Castanhal, Diocese de Macapá, Diocese de Marabá, Diocese de Ponta de Pedras e Prelazia do Marajó. 

Em Santarém, o Regional engloba a  Arquidiocese de Santarém, Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu.

Arquidiocese de Belém

Atualmente, a Arquidiocese de Belém soma 234 sacerdotes que atuam nas 100 paróquias, divididas em oito regiões episcopais, com atendimento aos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.

VEJA MAIS 

Barco Hospital Papa Francisco chega ao Pará
Programação em Belém ocorrerá no sábado (17) e domingo (18)

Papa Francisco é internado para cirurgia no intestino
Ainda não foram informados detalhes sobre o horário em que o procedimento vai ocorrer

Homem-Aranha participa de evento com Papa Francisco
O personagem é Mattia Villardita, de 27 anos, morador do norte da Itália

Saúde do papa Francisco levanta rumores sobre possível renúncia
Pontífice vem enfrentando problema no joelho que o deixou em uma cadeira de rodas

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ