CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barcarena: cidade é porto seguro para o nordestino João Ribeiro

O nordestino, João Ribeiro, 46 anos, filho de pescador, reconstruiu a sua história de vida, em Barcarena, e atribui isso ao acolhimento do município a todos que aqui chegam

Larissa Costa
fonte

O nordestino, João Ribeiro, 46 anos, filho de pescador, reconstruiu a sua história de vida, em Barcarena, e atribui isso ao acolhimento do município a todos que aqui chegam. Há 27 anos é filho adotivo da cidade onde desembarcou sozinho e restituiu sonhos, entre eles a família.

VEJA MAIS

image Arquiteto carioca reconstruiu a vida em Barcarena e exalta os privilégios de morar na cidade
Para o arquiteto, todos que têm a oportunidade de desfrutar do acolhimento de Barcarena são verdadeiros privilegiados

image Potencial econômico da cidade de Barcarena atraiu o padeiro Josenaldo e sua família
Hoje, o empresário conta com entusiasmo sobre a sua caminhada empreendedora na cidade que escolheu e que o acolheu

image 'Cauby da Fermatec' escolheu Barcarena e criou raízes através do trabalho
Ele não é de Barcarena, mas compra briga com qualquer um que ousar falar mal da amada cidade que o acolheu

A trajetória de vida profissional começou quando com apenas 13 anos de idade, saiu de casa em Macau-RN, para morar na casa do estudante, na capital. Partiu formado como Técnico de Mineração. “Venho de uma realidade muito adversa no nordeste brasileiro. Depois que conclui o curso técnico vim para o estado Pará, de onde não sai mais. Aqui pude avançar na minha vida profissional, vindo posteriormente a cursar Administração e Engenharia de Produção. Aprendi aqui em nosso estado Pará que somos o que escolhemos ser”, afirma.

A engenharia foi a ponte para que o pernambucano chegasse ao município, onde desembarcou com a proposta de exercer a função de Gerente de Operação, inicialmente, em uma importante refinaria de alumina. “Em Barcarena as portas se abriram”, afirma. “Barcarena é um lugar de oportunidades, pessoas maravilhosas, e cidade encantadora, que acolhe todos e todas. Gosto de tudo em Barcarena, da cultura, das pessoas, do estilo de vida”, declara.

image Nordestina que vive em Barcarena vira personagem de museu
Dona Irene Gomes chegou em Barcarena em 1985 e viveu várias fases na cidade. Hoje sua história está no Museu da Pessoa

Na cidade que é polo industrial, o nordestino continuou galgando oportunidades e vive um período de realização pessoais e profissionais, sem esconder a gratidão de ser conduzido por escolhas que ele considera assertivas. “Aqui tenho meus amigos e irmãos de coração. Com o mesmo amor que fui recebido nesta cidade dos sonhos, procuro retribuir de várias formas esse sentimento”, explica o Engenheiro, fazendo referência ao trabalho voluntariado que exerce nas comunidades da cidade.

João se diverte e se emociona ao mesmo tempo ao lembrar de histórias que marcaram a sua vida em Barcarena, entre elas o encontro com a mulher que hoje é sua esposa.

image João se diverte e se emociona ao mesmo tempo ao lembrar de histórias que marcaram a sua vida em Barcarena, entre elas o encontro com a mulher que hoje é sua esposa (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Amante do motociclismo, João conta que estava em uma viagem de moto de Belém para Capitão Poço, quando foi obrigado a parar na entrada da Alça Viária, por causa de uma forte chuva.” Lá estava eu sentado, com aquela “armadura” de motociclista e de repente, chega uma mulher linda, tentei de cara aquela paquera pelo olhar, quis de alguma forma conhecê-la. Foram no máximo 5 minutos até que a van dela chegou e seguiu para Barcarena”, conta sorrindo. O potiguara desistiu da viagem para Capitão Poço e traçou rota de volta para Vila dos Cabanos na tentativa de chegar antes de Vanessa Veiga.

Em Barcarena, João declara ter construído seu maior patrimônio e fala com orgulho ser casado com uma barcarenense e ter gerado na cidade que o acolheu, sua filha caçula, Aurora de 2 anos. João tem ainda mais dois filhos, com raízes paraenses: Rebeca de 19 anos e João Pedro, de 8 anos.

Voltar para a terra natal não faz parte dos seus planos. “Não me vejo fora de Barcarena ou do estado do Pará. Quero continuar por aqui, terra que amo e fui amado desde que aqui cheguei”, enfatiza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ