CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mastigar de boca aberta pode deixar a comida com gosto melhor, diz pesquisador

Cientista britânico garante que experiência olfativa e gustativa é mais prazerosa; e também defende o não uso dos talheres

Lucas Costa
fonte

As regras de etiqueta à mesa estão prestes a mudar, se depender de um cientista da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ele defende que mastigar de boca fechada é a forma errada de se alimentar.

Charles Spence aponta que comer de boca aberta potencializa os sabores dos alimentos e garante o máximo de prazer possível na hora da alimentação. Isso porque o método ajuda a liberar uma quantidade maior de compostos orgânicos voláteis nos alimentos, garantindo uma experiência olfativa e gustativa mais apurada.

VEJA MAIS

image Confira 6 dicas de alimentos para consumir e manter o peso
A nutricionista Tatiana Zanin explica que é necessário priorizar alimentos leves e simples para comer sem culpa e de forma saudável

image Dieta da longevidade: o que comer para viver melhor e combater o envelhecimento precoce
O protocolo, que sugere mudança de hábitos alimentares e jejuns, aponta que é possível adiar o envelhecimento do corpo e organismo

image Estudo mostra como resistir à vontade de comer fast foods; veja passo a passo
A atividade física foi apontada como uma forma de não só perder "gordurinhas" como controlar a vontade de comer fast foods

O pesquisador, que é chefe do laboratório de Pesquisa Crossmodal da Universidade, concorda que a prática de mastigar com a boca aberta é repreendida socialmente, e que pais instruem crianças desde cedo para não fazê-la.

Spence, no entanto, também defende que todos deveriam abandonar a etiqueta e ter uma melhor experiência na hora de comer.

Degustação ao máximo

A prática de deixar o ar entrar pela boca durante a alimentação já é utilizada na degustação de vinhos e cervejas, por exemplo. Spoence defende ainda que os barulhos produzidos enquanto se mastiga de boca aberta são prazerosos.

image Açaí: o que é, benefícios e como comer
Esse fruto é um dos maiores representantes da gastronomia do Estado. Além disso, o Pará é responsável por mais de 94% das exportações de açaí do Brasil para o mundo

image Pupunha: o que é, benefícios e como comer
Em época de safra do fruto, já se tornou um hábito cultural o consumo de pupunha com café preto.

image Entenda por quê comer bacon pode ser tão perigoso quanto fumar cigarro
A OMS classificou bacon, salame, presunto e salsicha como alimentos altamente cancerígenos

"Quando se trata de som, gostamos de alimentos barulhentos e crocantes. Batatas fritas e maçãs são classificadas como mais agradáveis quando o som da trituração é amplificado", explicou o cientista em entrevista para o jornal The Telegraph.

"Para ouvir melhor o crocante de uma maçã, uma batata frita, um palito de cenoura, um biscoito, um pão crocante ou um punhado de pipoca, devemos sempre abandonar nossas maneiras e mastigar com a boca aberta", ressaltou.

Para completar, Spence aponta outra prática para garantir uma melhor experiência ao comer: abandonar os talheres

O pesquisador garante que sentir os alimentos com as mãos aumenta a experiência gastronômica. "Nosso senso de toque também é vital em nossa percepção da comida no paladar", diz.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO