Mastigar de boca aberta pode deixar a comida com gosto melhor, diz pesquisador
Cientista britânico garante que experiência olfativa e gustativa é mais prazerosa; e também defende o não uso dos talheres

As regras de etiqueta à mesa estão prestes a mudar, se depender de um cientista da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ele defende que mastigar de boca fechada é a forma errada de se alimentar.
Charles Spence aponta que comer de boca aberta potencializa os sabores dos alimentos e garante o máximo de prazer possível na hora da alimentação. Isso porque o método ajuda a liberar uma quantidade maior de compostos orgânicos voláteis nos alimentos, garantindo uma experiência olfativa e gustativa mais apurada.
VEJA MAIS
O pesquisador, que é chefe do laboratório de Pesquisa Crossmodal da Universidade, concorda que a prática de mastigar com a boca aberta é repreendida socialmente, e que pais instruem crianças desde cedo para não fazê-la.
Spence, no entanto, também defende que todos deveriam abandonar a etiqueta e ter uma melhor experiência na hora de comer.
Degustação ao máximo
A prática de deixar o ar entrar pela boca durante a alimentação já é utilizada na degustação de vinhos e cervejas, por exemplo. Spoence defende ainda que os barulhos produzidos enquanto se mastiga de boca aberta são prazerosos.
"Quando se trata de som, gostamos de alimentos barulhentos e crocantes. Batatas fritas e maçãs são classificadas como mais agradáveis quando o som da trituração é amplificado", explicou o cientista em entrevista para o jornal The Telegraph.
"Para ouvir melhor o crocante de uma maçã, uma batata frita, um palito de cenoura, um biscoito, um pão crocante ou um punhado de pipoca, devemos sempre abandonar nossas maneiras e mastigar com a boca aberta", ressaltou.
Para completar, Spence aponta outra prática para garantir uma melhor experiência ao comer: abandonar os talheres.
O pesquisador garante que sentir os alimentos com as mãos aumenta a experiência gastronômica. "Nosso senso de toque também é vital em nossa percepção da comida no paladar", diz.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA