Mais de 300 crianças são intoxicadas por xarope; 195 morreram por insuficiência renal aguda

O alerta iniciou ainda em agosto devido ao crescente número de crianças internadas com problemas renais. Três empresas já estão sendo investigadas. Duas já perderam a licença, temporariamente

Rayanne Bulhões

Uma contaminação medicamentosa é a causa do aumento de insuficiência renal aguda em crianças da Indonésia. Até esta segunda-feira (7), foram notificados 324 casos. Desses, 195 morreram em decorrência da ingestão de xaropes infantis. As informações são do UOL.

O alerta iniciou ainda em agosto devido ao crescente número de crianças internadas com problemas renais. Na época, o Ministério da Saúde do país proibiu a comercialização e o uso de xaropes e medicamentos líquidos. A maioria das vítimas está abaixo dos 5 anos de idade.

VEJA MAIS 

ONG de proteção aos animais emite nota de repúdio por morte de gato durante briga de casal
O disparo realizado pelo homem acabou atingindo uma criança de 11 anos, que passou por cirurgia e um gato, que morreu no local

Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério da Saúde da Indonésia, Mohammad Syahril, disse que a os produtos foram fornecidos por Cingapura e Austrália.

"Testes descobriram que a maioria das mortes foi atribuída a xaropes contaminados com quantidades excessivas de etilenoglicol e dietilenoglicol, dois produtos químicos usados em produtos industriais", disse Syahril.

Pai e madrasta são indiciados pela morte por espancamento de menina de 5 anos
Se condenados, a pena dos dois pode chegar a 16 anos de prisão. As investigações apontaram que Allexia Sophia sofreu castigos físicos desproporcionais por ter feito xixi e cocô na cama

Inicialmente, autoridades ligadas à Agência de Vigilância de Alimentos e Medicamentos da Indonésia (BPOM) deram os nomes de cinco xaropes que continham níveis perigosos de substâncias nocivas e ordenou que os produtos fossem retirados do mercado e destruídos. Esta semana, a instituição compartilhou um segundo documento contendo uma lista de 156 xaropes livres de contaminação e alertou para que pais e profissionais da saúde não usem nada além do remédios presentes na listagem.

Desafio em que frango é cozido em xarope para a gripe preocupa especialistas
A agência reguladora FDA publicou um aviso sobre o 'desafio' que está sendo compartilhado no Tik Tok; o uso exacerbado da medicação levar a morte

Três empresas já estão sendo investigadas. Duas já perderam a licença, temporariamente. Casos semelhantes também aconteceram em Gâmbia, na África Ocidental, com um registro de 66 mortes de crianças ligados a xaropes infantis importados.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO