MENU

BUSCA

Destroços de foguete chinês causam pânico ao cair sem controle na Terra

O equipamento pesava 23 toneladas, o equivalente a cerca de 25 carros populares juntos

Maiza Santos

Destroços de um foguete chinês identificado como Longa Marcha 5B entraram descontroladamente na Terra, na madrugada desta sexta-feira (4). Apesar de ter caído no Oceano Pacífico, a queda se tornou motivo de preocupação, pois não se sabia o local exato em que ele iria despencar. A situação preocupante gerou pânico e também forçou o fechamento parcial do espaço aéreo da Espanha.

VEJA MAIS

Foguete chinês descontrolado fecha espaço aéreo da Espanha
Objeto de 20 toneladas seguia trajetórias imprevistas

Missão Artemis I: Nasa marca data da terceira tentativa de levar foguete à Lua; entenda
A missão precisou ser cancelada duas vezes por problemas técnicos

Clarão supostamente no céu do Pará intriga internautas; vídeo
Pelas imagens é possível observar objeto voador deixa um rastro de fumaça. Há a possibilidade de ter sido o foguete 'Ariane 5', lançado na Guiana Francesa.

O foguete foi lançado há quatro dias no sul da China e tinha como missão entregar o terceiro módulo da estação espacial chinesa Tiangong. No entanto, um fragmento dele acabou se rompendo ao entrar na atmosfera da Terra. O caso reacendeu discussões sobre a importância do monitoramento do lixo espacial.

Para evitar possíveis acidentes, as autoridades aéreas espanholas chegaram a restringir a circulação de aeronaves no nordeste do país. A zona de segurança levou em consideração a área de 100 km de cada lado da órbita do objeto espacial.

Segundo o centro de operações de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia, esse destroço que caiu no oceano é um dos maiores pedaços de detritos a reentrar na atmosfera no passado recente. Ele tinha cerca de 30 metros de comprimento. Para ter uma ideia, 23 toneladas equivalem a cerca de 25 carros populares juntos.

A confirmação de que o foguete caiu no Oceano Pacífico foi feita às 7h01 desta manhã, no horário de Brasília, pelo Twitter oficial do Comando Espacial dos Estados Unidos.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)

Mundo