CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Foguete chinês descontrolado fecha espaço aéreo da Espanha

Objeto de 20 toneladas seguia trajetórias imprevistas

O Liberal
fonte

A rota descontrolada de um foguete da China assustou a Espanha, na manhã de sexta-feira (4), provocando o fechamento de parte do espaço aéreo do país, para evitar choques de partes do objeto com aeronaves. Aeroportos de cidades turísticas como Barcelona, Madri e Ibiza estão entre os que ficaram totalmente fechados. A medida alcançou quatro das 17 regiões da Espanha, provocando o cancelamento ou atraso de cerca de 300 voos. As informações são do G1 Mundo.

O módulo chinês faz parte de uma operação do país para construir uma estação espacial própria. Porém, o foguete de 20 toneladas perdeu o controle ao entrar na atmosfera e entrou em queda livre na direção de território espanhol.

VEJA MAIS

image Missão Artemis I: Nasa marca data da terceira tentativa de levar foguete à Lua; entenda
A missão precisou ser cancelada duas vezes por problemas técnicos

image Foguete da SpaceX explode durante teste transmitido ao vivo; veja o vídeo
O bilionário Elon Musk afirmou que a empresa avalia os danos

Diante de um alerta de forte risco emitido pela agência de controle aéreo da Europa, a Eurocontrol, o governo espanhol decidiu fechar o espaço aéreo em parte de seu território.

Nomeado de Longa Marcha-5B YA, o foguete se desintegrou ao entrar na atmosfera e a maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico. O tráfego aéreo espanhol já foi reaberto.

Agências europeias criticaram o governo chinês após o episódio. Já o Ministério de Relações Exteriores da China argumentou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum.

"Esse tipo de foguete usa tecnologia especial projetada para que a grande maioria dos componentes que serão destruídos por ablação durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa", afirmou Zhao Lijian, porta-voz do Ministério.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO