CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores do conjunto Ariri Bolonha denunciam problemas na Praça das Mangueiras

Local é a principal área de lazer do conjunto, mas, há 3 anos, está com problemas

Vitória Reimão
fonte

A equipe do Eu-Repórter recebeu a denúncia de moradores do Conjunto Ariri Bolonha, do bairro do Sideral, sobre problemas frequentes e abandono da Praça das Mangueiras.

Além da praça sofrer com a falta de cuidados, buracos e falta de áreas de lazer, o principal problema é com relação aos pontos de lanches fixos que foram colocados sem autorização da prefeitura, de acordo com a denúncia.

Os carros de lanches, segundo informações de um morador que preferiu não se identificar, são os principais responsáveis pelos problemas de lixo no local, além da perturbação da ordem pública.

VEJA MAIS

image Pais afirmam que escola municipal no Tenoné segue sem data para volta às aulas
Os alunos estão sem previsão de aulas presenciais e poucos possuem acesso ao ensino remoto

image Gatos recém-nascidos são abandonados em sacola plástica amarrada em Belém
Em outro vídeo, cachorro preso é abandonado na chuva. Denúncias são frequentes na capital paraense

"Havia bancos ao redor da praça, mas esses pontos de venda colocaram barracas e deixaram os seus trailers de venda fixados no local, impedindo dos moradores de frequentar a área e, até onde eu sei, esses pontos fixos não são permitidos pela lei orgânica de Belém", afirmou.

Moradores destacam que, nos finais de semana, alguns responsáveis pelos pontos de venda colocam carros sons no volume alto, promovendo um consumo grande de bebidas alcóolicas no local e, como resultado, lixo na praça.

"Nós não temos mais uma área de lazer para nossas crianças, a praça está abandonada pelo poder público. São muitas as reclamações, falamos com a prefeitura, mas a resposta é que vão mandar capinadores, mas nós só queremos que esses trailers sejam removidos", disse o denunciante. 

De acordo com outra denúncia anônima, um dos carros de lanche "arrebentaram o bueiro e os utilizam para descartar óleo e outros tipos de resíduos. Tanto que, na própria praça, eles jogam vários lixos e sobras do dia anterior, o que causa um odor forte".  

"A praça das Mangueiras virou praça de alimentação, eles não respeitam o período da noite, principalmente aos finais de semana, por causa de barulhos de som automotivo", disse outra denúncia anônima que acrescentou sobre os moradores terem tentado entrar em contato com a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) para solucionar o problema, mas não conseguiram retorno do órgão.

image Tentativas de assalto e acidentes são constantes em trecho da Augusto Montenegro
Moradores também reclamam das más condições da parada de ônibus e falta de sinalização

Os moradores estariam se organizando com ofícios para que peçam remoção dos carrinhos de lanche, além de tentar que os órgãos públicos solucionem os problemas da praça, como os lixos e buracos na localidade. "Depois de brigar muito, foram tirados 'gatos' de energia elétrica dos trailers que estavam roubando. Foram colocados registros para os seus pontos, mas, em todo final do dia, eles voltam a colocar 'gatos' novamente". 

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou sobre a realização de uma força-tarefa de análises e vistorias, para que algumas praças de Belém fossem recuperadas. "Ao todo, mais de 20 logradouros públicos passaram por reformas e foram reinaugurados. A Seurb iniciou o processo de licitação específica para reformas e revitalização de praças. Após a homologação desta licitação, o órgão municipal de Urbanismo vai iniciar um trabalho de planejamento para realizar a revitalização dos logradouros da capital que necessitam de reformas", comunicou. 

A Guarda Municipal de Belém informou que o patrulhamento será intensificado pelos agentes, e que a população pode denunciar irregularidades pelo telefone 153. Já a Polícia Civil informou que não há registros do caso na delegacia de meio ambiente e proteção animal (Demapa).

A redação recebeu, também, nota da Secretaria Municipal de Economia que vai realizar visita técnica para apurar a denúncia de comércio irregular no local.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site https://eureporter.grupoliberal.com/ ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER