EU REPÓRTER

Clique aqui e mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Lixo: Rua da Marinha não passa por limpeza há mais de seis meses; afirmam denúncias

Sesan diz que enviará uma equipe ao local e pede para que denúncias de descarte irregular sejam feitas à secretaria

Carolina Mota
fonte

Moradores da rua da Marinha, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, contam à equipe do Eu Repórter que a área não recebe os serviços de limpeza e manutenção há mais de seis meses, ocasionando um acúmulo considerável de sujeira e resíduos por quase toda a extensão da rua.

De acordo com as denúncias, várias pessoas, incluindo moradores, jogam lixos domésticos no local, assim como alguns carroceiros realizam o descarte de outros materiais na passagem, o que, com o tempo, foram surgindo entulhos em alguns pontos da via.

Um denunciante que optou por não se identificar, concedeu um vídeo à reportagem que mostra o trecho da Rua da Marinha com a passagem Eduardo Angelim repleta de lixo, sacolas plásticas, podas de galhos e folhas de árvores, móveis, e outros diversos itens espalhados pela calçada que fica rente ao muro da Marinha.

VEJA MAIS

image Armazéns de lixo são fixados em praias na Ilha de Algodoal, denunciam moradores
Os dejetos são colocados nas praias para assim embarcar para o município de Maracanã


image Denúncias afirmam que um ferro velho queima lixos na Transcoqueiro; o responsável do local nega
O problema ocorre diariamente e está afetando o tráfego de veículos e de pedestres na região

Ele conta que o mau cheiro é um dos pontos de maior incômodo dos moradores, principalmente os que residem mais próximos ao lixão. "A gente sente o cheiro de longe e é algo que já dura há meses", relata.

O reclamante também fala que o local atrai animais transmissores de doenças, sendo este um risco à saúde da população, além dos vários bueiros entupidos por conta do lixo que fica acumulado, causando alagamentos na área quando chove.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que enviará uma equipe ao local para verificar a situação. Caso confirme a irregularidade, tomará medidas cabíveis. 

A secretaria disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência, sendo este serviço solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no whatsapp pelo número: (91) 98499-0059.

A Sesan ressalta que de acordo com a Lei 9.605, artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis por essa prática e pede para que a população denuncie esses pontos de entulho pelos canais da Prefeitura de Belém e da Sesan.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o WhatsApp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Thaís Belém

Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER