CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entrega de fórmula Pregomin está em atraso para crianças com alergia alimentar em Belém

O medicamento é fornecido pela Prefeitura, mas desde abril que a fórmula não é entregue, como apontam denúncias

Vitória Reimão
fonte

A equipe do Eu Repórter recebeu denúncias de mães que alertam para a falta da fórmula Pregomin, fornecida pela Prefeitura de Belém. Pelos relatos, desde abril o suplemento alimentar está em falta e não há previsão de fornecimento. O programa de alergia alimentar fica na Unidade Municipal de Saúde do bairro de Fátima, localizada na rua Domingos Marreiros, esquina com a travessa 14 de Abril.

"Desde abril que está em falta. Já passamos da metade do mês de maio e nem tem previsão de fornecimento. Todas as mães e pais que participam do programa estão sendo afetados. Algumas famílias receberam apenas uma lata, outras apenas três. Isso não dura nem uma semana, quanto mais um mês", desabafou uma denunciante anônima.

A fórmula é essencial para as crianças que sofrem de alergia à proteína do leite. As denúncias apontam que a lata de 400 gramas do suplemento custa em média R$ 230 reais e dura três dias no máximo. Algumas famílias estão recebendo a fórmula por meio de doações para continuar ofertando o produto às crianças, já que pessoas de baixa renda não conseguem realizar a compra do material.

VEJA MAIS: 

image Pacientes não conseguem marcar consultas e exames na UMS do Tapanã, diz denúncia
A sala de agendamentos especializados estaria sem internet há mais de um mês, segundo relatos

image UBS do Conjunto Maguari está sem geladeiras para estoque de vacinas, diz denúncia
Moradores foram até o local e receberam a informação de que não havia vacinas e então descobriram o motivo

"Esse programa sempre foi super organizado. As mães recebiam várias caixas, nunca faltou. Foi um direito concedido depois de muita luta, mas agora está todo mundo sofrendo porque estão em falta as fórmulas. Daqui a pouco, o índice de desnutrição aumenta de novo, porque as mães têm que se virar e dar qualquer coisa às crianças. Ainda mais uma criança com alergia alimentar", relatou a denunciante.

"Estou com muita dificuldade, porque meu esposo está desempregado. Eu pago aluguel e não estou podendo trabalhar. Tenho mais outros dois filhos, um de 6 anos e outro de 11 anos. A ausência dessa fórmula tem me afetado muito", desabafou uma outra mãe, que também não quis ser identificada.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou, em nota, que o item da fórmula Pregomin está em fase de regularização de estoque. O fornecedor já assinou o contrato nesta quinta-feira, 18 de maio, e o processo irá seguir para homologação e empenho. "Após essa etapa o fornecedor tem prazo de 15 dias úteis para entrega do produto", comunicou.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, sob supervisão do Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades) 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER