Descaso: lama, mato e buracos em rua do bairro da Cabanagem
Denúncias afirmam que o local encontra-se há pelo menos oito anos nesta situação

Moradores da passagem Dom Pedro, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, denunciam o descaso com a rua por parte do poder público. Segundo relatos, a via tem vários buracos, além de lama e mato, dificultando o tráfego de quem precisa acessar o local.
Com base nas informações dos denunciantes, o asfalto da via foi se deteriorando com o tempo, surgindo rachaduras e buracos cada vez mais profundos. Com o intuito de amenizar a situação, moradores jogaram aterro nas aberturas, que passaram a ser pontos de lama em períodos chuvosos.
A situação se agrava com a falta de limpeza da rua, que contribui para o acúmulo de sujeiras e de mato alto, que inclusive, é local propício para insetos, como o mosquito da dengue, e para animais peçonhentos, como cobras.
VEJA MAIS
Uma moradora da passagem, que optou por não se identificar, conta que as pessoas precisam se arriscar em andar pela rua e lembra de quando viu um animal se aproximando em uma dessas ocasiões. "A rua estava com a água 'batendo no joelho'. Mesmo assim, tive que andar e vi uma cobra no meio da rua. Por sorte, ela passou direto, mas pode ocorrer de atacar alguém", diz.
Os maiores problemas que a comunidade enfrenta, segundo a denunciante, é o fato de não conseguirem transitar diante dos alagamentos, além dos buracos que tomam conta de boa parte da via.
"E essa rua em questão é a melhorzinha. Existem outras por aqui que nem asfalto tem, onde as pessoas vivem no barro. Eu cheguei aqui há oito anos e já estava assim. Nunca melhorou nada, só piorou", comenta.
Em nota enviada à Redação Integrada do Grupo Liberal, a Prefeitura de Belém informou, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), "que não tem medido esforços para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal. A Sesan informa também que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos como a passagem Dom Pedro, no bairro da Cabanagem".
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA