Paraenses são convocados para o Campeonato Mundial de Judô paralímpico

Quatro paratletas do Pará estão entre os 21 selecionados para compor a Seleção Brasileira

Aila Beatriz Inete
fonte

Quatro paratletas paraenses foram convocados para o Campeonato Mundial de Judô, que ocorre em novembro, em Baku, no Azerbaijão. Ao todo, 21 brasileiros vão disputar a competição. Com as Paralimpíadas de Paris chegando, os esportistas estão buscando índices para chegar aos Jogos e a disputa dará pontos na briga por uma vaga. 

Os paratletas Victória Emily da categoria até 48 kg (J1), Larissa Oliveira da divisão até 57 kg (J1), Thiego Marques, dos 60 kg (J2), e Rayfran Mesquita Pontes, dos 73 kg (J1), foram selecionados.

Nesta temporada, Thiego Marques, um dos principais nomes do judô paralímpico brasileiro, disputou todas as etapas do Grand Prix organizado pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês). A competição passou pela Turquia, onde o paraense foi bronze, pelo Cazaquistão, em que conseguiu um pódio de segundo lugar, e por São Paulo, onde foi prata. Com estes resultados, o judoca ficou em primeiro lugar no ranking mundial da sua categoria. 

VEJA MAIS 

image Paraense conquista medalha de prata no Grand Prix de Judô paralímpico em São Paulo
Com o resultado, Thiego Marques se manteve em primeiro lugar do ranking da categoria J2

image De olho na Paralimpíada, paraenses conquistam medalhas em Grand Prix de Judô no Cazaquistão
Thiego Marques e Larissa Oliveira conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente

image Bronze em Grand Prix de judô, paraense sonha com vaga nas Paralimpíadas de Paris
Larissa Oliveira foi um dos destaques brasileiros na competição, que soma pontos para o ranking mundial

Larissa Oliveira competiu nas etapas do Cazaquistão e de São Paulo. Ela conquistou bronze na disputa na Ásia, mas não conseguiu pódio no Brasil. O Grand Prix também contou pontos para o ranking mundial, que dá vagas para as Paralimpíadas

“Foi uma alegria muito grande quando recebemos a convocação da Seleção Brasileira que vai disputar o Mundial Paralímpico de Judô, principalmente quando descobrimos que na listagem havia quatro atletas paraenses, todos advindos da rede pública estadual. Eles já tiveram participação nas Paralimpíadas Escolares, defendendo o nosso Estado e a Seduc, e agora irão representar todo o País”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer do NEL, Marcley Lima. 

Em outubro, entre os dias 10 e 19 de outubro, os 21 paratletas convocados vão fazer a última fase de treinamentos, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. O Campeonato mundial ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES