Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Esportes Radicais: Modalidades ganham força e espaço em Ananindeua

Durante muitos anos, alguns eram vistos com preconceito e marginalização, porém, principalmente na última década, isso vem mudando

Dinei Souza

Os esportes radicais urbanos surgiram em meados da década de 1960. Durante muitos anos, alguns eram vistos com preconceito e marginalização, porém, principalmente na última década, isso vem mudando. Modalidades vem ganhando força e espaços no Brasil e no mundo inteiro. Algumas, inclusive, se tornaram olímpicas. Skate, BMX e até mesmo o break são alguns desses exemplos. Representantes destas e de outras modalidades radicais reuniram-se em um grande evento no último domingo (28/08), no Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, em Ananindeua.

VEJA MAIS

Esportistas radicais de cinco modalidades se reúnem em grande evento em Ananindeua
Skate, patins, BMX, break e slackline estarão presentes no Complexo da Cidade Nova 8

Pista de Ananindeua recebe 2º Campeonato de Skate Kids
Evento é neste domingo (14) e contará com a presença dos atletas profissionais Augusto Formiga (PA) e Danilo do Rosário (PR)

Atleta paraense conquista a medalha de bronze no Mundial Junior de Muay Thai, na Malásia; saiba mais
O jovem Kauay, de 16 anos, é morador do município de Ananindeua e atleta da escola de Muaythai AS Combat

O I Encontro dos Esportes Radicais teve como essência conectar os praticantes com o ambiente urbano, injetar uma boa quantidade de adrenalina no sangue e deixar o coração “batendo nas alturas”. Raul Palheta, membro do projeto social Ananin Skate e coordenador do encontro, contou sobre o grande objetivo da criação do evento.

“[O Encontro] Surgiu com o propósito de unir e fortalecer as diferentes modalidades esportivas consideradas radicais e que são originárias da cultura da rua. Daí a ideia de criar a Comissão dos Esportes Radicais de Ananindeua (CERA) para fomentar, incentivar e revelar novos atletas e praticantes. Desde os mais jovens até os mais velhos, como também temos o intuito de expandir e mostrar a força da cultura de rua no município”, explicou.

Encontro do esporte em Ananindeua teve como essência a conexão com o ambiente urbano (Divulgação)

O evento teve duração de cinco horas na praça pública e reuniu cerca de 200 participantes. Entre as atividades, destaque para os momentos culturais e uma roda de conversa sobre o universo dos esportes radicais e suas perspectivas. As modalidades que estiveram presentes na programação do evento foram skate, patins, BMX (bicycle moto cross, modalidade mais radical do ciclismo) slackline, parkour, motoqueiros e o break, além de batalhas de rima e artistas do grafite, que agregaram ao braço cultural e artístico do Encontro.

De acordo com Raul Palheta, um dos objetivos do evento era, também, levantar as dificuldades vivenciadas e propor mais espaços para a prática das modalidades radicais no município. “Uma das dificuldades dessas modalidades esportivas é a falta de espaços para a prática e treinamento dos esportes radicais, assim como a falta de apoio e de estrutura que os atletas têm, até mesmo financeiro, para conseguir disputar as competições tanto regionais quanto nacionais", concluiu.

Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES