Copa do Mundo 2022: Alvo de polêmicas, estádio é considerado o mais sustentável da história da Copa

Seleção se classificou para as oitavas de final no Estádio 974 e pode jogar esta mesma fase na praça esportiva

Andre Gomes
fonte

Palco da classificação brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, o Estádio 974 tem algumas curiosidades em torno dele. Feito com containers, a praça esportiva será desmontada ao final do torneio. Com a arquitetura inovadora, o local foi erguido na zona portuária de Ras Abu Abboud, a 7 km de Doha, capital do país, às margens do Golfo.

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: México vence a Arábia Saudita, mas ambos são eliminados no grupo C
A partida foi disputada na tarde desta quarta-feira (30), no Estádio Lusail

image Copa do Mundo de 2022: Argentina amassa a Polônia, garante liderança do Grupo C e vaga nas oitavas
Alvarez e MacAlister ajudaram os argentinos a se classificarem no Mundial.

image Copa do Mundo de 2022: Estudos apontam Brasil com grandes chances para o hexa
Levantamentos feitos por três institutos indicam que a Seleção é a mais cotada para vencer no Catar.

Sustentável

Não à toa, o 974 é uma homenagem ao comércio marítimo. O Estádio foi construído com exatamente este número de containers de navios feitos de aço reciclável, de acordo com o próprio país. No entanto, não é somente por causa da reciclagem que o palco é considerado o mais sustentável da história dos Mundiais.

image Estádio 974 fica próximo do mar (Divulgação)

O 974 é o único até aqui construído em uma costa. Com isso, além do visual diferenciado dos demais estádios da Copa, a praça esportiva é a única que não precisa de ar-condicionado, já que conta com a brisa natural em meio ao calor catari.

Reclamações

Por falar em inovações, o Estádio 974 é o primeiro padrão FIFA que é completamente desmontável. Ou seja, ele pode ser remontado para receber outros eventos ou ser reutilizado em outros projetos. Aliás, foi isso que o próprio Catar prometeu: o país anunciou que os assentos e o teto serão usados em parques populares. Ao longo do Mundial, o Estádio tem capacidade para 44 mil torcedores.

VEJA MAIS

image Sustentabilidade provoca mudança de hábito entre os consumidores
CNI aponta engajamento da sociedade e das indústrias em futuro sustentável

image COP 27: Brasil apresenta esforço por agricultura com sustentabilidade
Governo Federal apresenta resultados e propostas para garantir produção com sustentabilidade

image Lixo nas praias: quais as consequências e soluções?
Ações simples como a coleta de resíduos protegem e contribuem o meio ambiente marítimo

Apesar de todas as novidades, o Estádio 974 não escapou das críticas. Depois da partida contra a Suíça, em que o Brasil venceu por 1 a 0, na última segunda-feira (28), o atacante Richarlison apontou falhas no campo:

"O gramado é um pouquinho ralo, fica ruim de dominar a bola. Estamos acostumados com um tapete na Europa, chega aqui e está ralo, faltando grama, aí dificulta. Mas se vai estar difícil para gente, vai estar para o adversário também", afirmou o camisa 9.

image Estádio 974 é o mais sustentável (Divulgação)

Polêmicas

Assim como todos os Estádio desta Copa do Mundo, o 974 também esteve envolvido em polêmicas, em relação às denúncias de trabalho em condições análogas à escravidão. Uma reportagem do jornal britânico The Guardian revelou que mais mais de 6,5 mil trabalhadores morreram durante a construção nos palcos esportivos. Mas o governo local contestou os números.

Segundo dados oficiais, morreram 40 operários que trabalhavam na construção dos estádios do Catar. Além disso, apenas três foram a óbito em razão do trabalho.

Em meio às controvérsias, instituições internacionais e as Seleções da Alemanha, Holanda e Noruega denunciaram as violações trabalhistas e de direitos humanos no Catar. Enquanto a Dinamarca, no empate contra a Tunísia, usou uma camisa toda vermelha – que tampava até o escudo –, em protesto contra as condições dos operários.

Jogos

Além da vitória do Brasil sobre a Suíça, o Estádio 974 recebeu a classificação da Argentina sobre a Polônia, por 2 a 0, na última quarta-feira (30). A praça esportiva também receberá Sérvia x Suíça, na sexta-feira (2), às 16h, e o provável jogo da Seleção Brasileira nas oitavas, no dia 5 dezembro.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo do Catar pelo portal OLiberal.com.

Copa do Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES