Retrospectiva 2025: relembre os principais fatos do mundo das artes e do entretenimento
Premiações no Oscar e a cultura brasileira, em especial a paraense, marcaram 2025 como um dos anos mais promissores da cultura nacional e regional
O ano de 2025 deixou um importante legado para a cultura brasileira, em especial para a cultura paraense. Vamos relembrar os principais acontecimentos no mundo das artes.
O ano começou com o filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, recebendo duas indicações ao Oscar, com Fernanda sendo indicada como melhor atriz. Ainda no primeiro semestre, o desfile da Grande Rio pela Marquês de Sapucaí homenageou a cultura paraense em mais um momento marcante. Já o segundo semestre de 2025 reservou despedidas de grandes nomes da cultura nacional e mundial.
VEJA MAIS
Janeiro
2025 começou com a indicação de "Ainda Estou Aqui" ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme, em 23 de janeiro. Além disso, o longa-metragem também rendeu a Fernanda Torres a indicação como Melhor Atriz sob a direção de Walter Salles. Antes da indicação como Melhor Atriz, Fernanda venceu o prêmio do Globo de Ouro melhor atriz de filme de drama pela sua interpretação no longa. O grande momento da carreira de Fernanda Torres rendeu a ela também uma entrevista ao apresentador norte-americano Jimmy Kimmel e que ficou marcada pelo encantamento do público local com a desenvoltura e o carisma de Fernanda.
Fevereiro
Em fevereiro, as tradicionais marchinhas de carnaval tomaram conta das ruas da capital paraense e deram início as programações carnavalescas de 2025. Outro marcante fato do segundo mês de 2025 foi a coroação da candidata do Clube do Remo como Rainha das Rainhas 2025. Com a candidata Lohanne Lima, o clube voltou a vencer o concurso após um jejum de 20 anos, já que a última vitória do time paraense havia sido em 2005. O Clube do Remo é o segundo clube mais vitorioso da história do concurso, com 13 títulos, ficando atrás apenas da Assembleia Paraense, com 16 vitórias.
Março
O mês de março trouxe aos paraenses um grande motivo para festejar. A escola de samba Grande Rio ocupou o segundo lugar no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, ficando apenas um décimo atrás da campeã Beija-Flor, que somou 270 pontos. Com o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós", a escola de samba recebeu grande carinho da população paraense, além de diversas personalidades e autoridades na avenida como: Hélder Barbalho (governador do Pará) e Alane Dias. Já as escolas de samba de Belém, que desfilaram na Aldeia Amazõnica, no bairro da Pedreira, tiveram que dividir o troféu pelo segundo ano seguido. Após uma acirrada votação, o empate entre Bole-Bole, do bairro do Guamá, e Quem São Eles, do Umarizal, foi sacramentada com 199,7 pontos para cada uma. A Bole-Bole sagrou-se tricampeã (2023, 2024 e 2025), enquanto a Quem São Eles encerrou um jejum de 29 anos sem vencer o desfile das escolas de samba de Belém.
Abril
A cidade das mangueiras recebeu pela terceira vez o Samba Brasil Belém, que trouxe à capital o grupo Menos é Mais, Revelação e Kamisa 10. Outro espetáculo marcante no mês de abril foi a turnê ‘Belo In Concert’, que mostrou um pouco do lado B do artista e celebrou seus 30 anos de carreira e 50 de idade. A noite também teve a apresentação do cantor Pablo, um dos maiores ícones da sofrência.
Maio
No mês de maio o mundo acompanhou o início do julgamento do rapper Sean “Diddy” Combs, acusado de crimes graves como tráfico sexual, extorsão e transporte para fins de prostituição. Devido à proporção do caso mundialmente, na ocasião do julgamento, lugares para acompanhar o desenrolar do caso foram comercializados. Um dos indivíduos que comercializava o espaço revelou que cobra cerca de US$ 30 por hora, o equivalente a aproximadamente R$ 180, para manter a vaga até o comprador chegar. A prática, apesar de inusitada, é comum em julgamentos de grande visibilidade nos Estados Unidos, onde fãs, curiosos e imprensa disputam assentos limitados.
Além disso, no Brasil, outro caso envolvendo o mundo das celebridades tomou conta das redes sociais. O cantor Latino foi acusado por um de seus filhos, Guilherme Rocha, de ser o "P. Diddy brasileiro" após relatar em seu Instagram que expulsou o filho devido à dependência química. Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, Guilherme afirmou que tudo o que seu pai disse "são difamações que ele não pode provar na justiça". Além disso, ele também pontuou que, assim como o pai vai processá-lo, ele também vai mover uma ação contra Latino por difamação: "tudo o que eu falei dele são verdades que eu vou provar na Justiça. Ele me expôs muito e eu só me defendi", disse Guilherme.
Junho
Encerrando o primeiro semestre de 2025, as programações juninas tomaram conta de diversas cidades brasileiras e, em Belém do Pará, a segunda edição do Parárraiá trouxe quatro dias intensos de apresentações. Após o sucesso da estreia em 2024, o festival Parárraiá recebeu do dia 12 ao dia 15 de junho, no estacionamento do estádio Mangueirão, apresentações de grandes nomes da música brasileira. Entre os artistas estavam: Gusttavo Lima, Manu Bahtidão, Éric Land, Carabao, Os Caras do Arrocha, Chitãozinho e Xororó, Xand Avião, Felipe Amorim, Viviane Batidão, Wesley Safadão, Léo Foguete, Jonas Esticado, Lendário Rubi, Nattan, Pablo, Mari Fernandez e Joelma.
Ainda no mês de junho, outra programação que marcou o ano dos paraenses foi mais uma edição do tradicional Arrastão do Arraial do Pavulagem. A banda e o instituto, que há 38 anos realizam os arrastões no mês de junho, neste ano apresentaram o tema “Arraial da Floresta”, reforçando a relação entre cultura popular e natureza. As datas dos arrastões deste ano foram nos dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, além disso, a temporada de 2025 terminou com a marca de mais 140 mil brincantes e 3,7 toneladas de lixo reciclado.
Julho
As férias do julho paraense trouxe programações que agitaram diversas cidades do estado com as apresentações de grandes artistas nacionais. Em Salinas, no nordeste paraense, mais uma edição do Pé na Areia levou diversos turistas para a cidade com o intuito de acompanhar as apresentações de Xand Avião, Leo Santana, Mari fernandez, Felipe Amorim, Léo Foguete, Henry Freitas, Natanzinho Lima, Bell Marques, Marcinho Sensação e Wesley Safadão.
Apesar das celebrações devido às férias de julho, o luto pela perda da cantora Preta Gil (50) e do cantor Ozzy Osbourne (76) e ícone do heavy metal. A cantora brasileira, filha de Gilberto Gil, lutava contra o câncer colorretal desde 2023 e estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra a doença que havia chegado ao "fim" em dezembro de 2023, mas que retornou em agosto de 2024. A morte precoce de Preta Gil causou uma grande comoção nacional entre artistas e o público.
Já Ozzy Osbourne, conhecido como "Príncipe das Trevas", foi vocalista e um dos fundadores do Black Sabbath, banda considerada precursora do heavy metal no início dos anos 1970. Em 1979 foi expulso da banda por problemas com álcool e drogas, Ozzy lançou-se em carreira solo com o álbum Blizzard of Ozz (1980), que trazia a faixa icônica Crazy Train. Segundo a família, ele faleceu “rodeado de amor”, em um momento íntimo com sua esposa Sharon Osbourne e seus cinco filhos: Aimee, Kelly, Jack, Louis e Jessica — além de dez netos.
Agosto
Em agosto a cultura paraense alcançou novos ares com a estreia da série original da Netflix "Pssica", dos diretores Quico e Fernando Meirelles. A produção de quatro episódios, estreou no dia 20 de agosto e chegou a estar entre as três produções mais assistidas da Netflix no Brasil, incluindo o primeiro lugar, ficando a frente da segunda temporada da série "Wandinha".
Outro momento marcante do mês de agosto foi o show da dupla Bruno e Marrone no estádio do Mangueirão. Os cantores apresentaram em Belém o projeto “Inevitável – A Festa”, com canções que marcaram gerações e um formato que reinventa a experiência musical sertaneja em um modelo itinerante e envolvente.
Entretanto, o oitavo mês de 2025 também reservou despedidas de um dos grandes nomes do samba brasileiro. A música deu adeus ainda a Arlindo Cruz, que há anos vinha enfrentando sérios problemas de saúde decorrentes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico em março de 2017. O cantor, compositor, sambista e ícone do Império Serrano morreu em 8 de agosto aos 66 anos.
Setembro
O nono mês de 2025 trouxe à Belém a artista internacional Mariah Carey como atração principal do Amazônia Live. O show foi realizado em um palco flutuante montado sobre o Rio Guamá, com um cenário iluminado e cercado pela floresta amazônica, que também ganhou efeitos especiais durante a performance. Além de Mariah, o show de abertura do "Amazônia Live – Hoje e Sempre", reuniu quatro grandes nomes da música paraense: Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara.
Ainda em setembro o Brasil se despediu de outros artistas, como: JP Mantovani (41 anos), Gilsinho (55 anos), Angela Ro Ro (75 anos) e também Hermeto Pascoal (89 anos).
Outubro
Em outubro, a cidade de Belém recebeu diversos artistas brasileiros para uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. Pela primeira vez acompanhando o Círio e a convite de Fafá de Belém, Fabio Porchat contou em entrevista ao Grupo Liberal que participar do Círio Fluvial foi uma grande experiência: “Foi uma experiência muito interessante, muito diferente. Eu estou aqui na varanda com a Fafá [de Belém], ela me convida há muitos anos e eu finalmente consegui vir. Já quero voltar”, contou ele.
Além de Fábio, Francisco Gil, filho de preta Gil e namorado da paraense ex-bbb Alane Dias, também esteve pela primeira vez acompanhando o Círio e confirmou que irá retornar. "Costumo ser uma pessoa que chego 'manso' nos lugares. Eu gosto de conhecer antes de me ver envolvido. Eu tô aqui pra conhecer, mas eu vou voltar e nas próximas vezes me sentindo pertencente", finalizou Gil.
Novembro
O penúltimo mês de 2025 trouxe à Belém uma vasta diversidade de programações e apresentações culturais gratuitas. A Orquestra Jovem Vale Música apresentou sob a regência do maestro Renan Cardoso, no Teatro da Paz, um concerto repleto de músicas consagradas de concerto mundial. Já o bairro da Cidade Velha recebeu o “Especial Bregoso na Beira” que reuniu a aparelhagem Carabao – o Furioso do Marajó, Mega Pop Show, Xeiro Verde e DJ Márcio Lins, em um complexo gastronômico e cultural à beira do rio. Além dessas, outras programações fizeram a capital paraense ferver durante a COP 30.
Dezembro
O último mês do ano colocou o Brasil mais uma vez na vitrine do cinema mundial com a indicação de "O Agente Secreto" à três categorias do Globo de Ouro. O longa do diretor Kleber Mendonça Filho concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
O Agente Secreto consolidou seu reconhecimento no circuito internacional no último mês de novembro. Já no mês de dezembro, faturou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa do Los Angeles Critics Association Awards (Lafca).
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA