Projetos arquitetônicos construídos com saberes ancestrais estão em ‘Habitar a Floresta’

Exposição é apresentada no Centro Cultural Banco da Amazônia através de uma imersão na arquitetura sustentável

O Liberal
fonte

 Até o próximo dia 30 de dezembro de 2025, o Centro Cultural Banco da Amazônia apresenta a exposição “Habitar a Floresta”, com curadoria dos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernando Serapião. Com 13 projetos arquitetônicos realizados em colaboração com povos originários, comunidades ribeirinhas e quilombolas na Amazônia brasileira e de outros territórios latino-americanos, como Peru e Equador, a exposição é patrocinada pelo Banco da Amazônia e pelo Governo Federal e integra a programação oficial da COP30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

“‘Habitar a Floresta’ apresenta um panorama de construções notáveis na Amazônia e em outras regiões de floresta tropical, cuja característica comum é colaborar para a manutenção da biodiversidade, em harmonia com as comunidades locais”, informou Fernando Serapião. “Outro ponto de união entre as obras é o uso de materiais sustentáveis e a cocriação dos projetos, desenvolvidos em processos participativos e oficinas comunitárias”, destacou.

VEJA MAIS

image Influenciador é condenado a pagar R$ 50 mil por expor pessoas em 'pegadinhas' na internet
O influencer é conhecido nas redes por produzir pegadinhas com pessoas desconhecidas

image Com exposição itinerante Amazônia Líquida, espetáculo Xingu será apresentado
A apresentação a Cia. de Dança Airles Teixeira traz uma reflexão sobre a degradação ambiental e o imaginário indígena, enquanto a exposição da artista plástica Rose Maiorana convida o público a refletir sobre a beleza e as fragilidades da Amazônia

image Experiências sensoriais e decoração natalina celebram a Amazônia durante a COP30 em Belém
Exposição sobre festivais tradicionais e Natal inspirado em aves da Amazônia integram programação especial voltada a moradores e turistas do evento climático global

O projeto expográfico é inovador ao utilizar materiais e tecnologias sustentáveis. A exposição apresenta aos visitantes através de painéis de texto, vídeos, desenhos, fotografias e maquetes os projetos arquitetônicos que evidenciam o diálogo com os saberes tradicionais, valorizando a sociobiodiversidade e propondo novas formas de habitar a floresta.

Nos painéis são apresentados as características e os processos de idealização, escuta e execução dos projetos com o propósito de realizar um letramento dos saberes ancestrais e da resiliência dessa forma de viver e construir na floresta para todos os visitantes. Por conta da COP 30 e chegada de turistas e delegações, essa mensagem será difundida ao mundo inteiro com o lema de que o ato de construir pode ser também um gesto de reconexão entre o humano e a floresta.

No Pará dois projetos foram desenvolvidos, um no Centro Experimental Floresta Ativa, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na região de Santarém; e outro no Carpinteiros da Amazônia, na ilha do Murutucu, em Belém. A exposição ainda terá a exibição de quatro vídeos sobre a relação entre arquitetura, cultura e meio ambiente: “Terra Preta”, do SescTV Acervo Sesc São Paulo; “Aldeia Sagrada Yawanawa”, da Mira Filmes; “Construindo na Floresta”, do Acervo Rosenbaum; e “Carpinteiros da Amazônia”, do Acervo Guá Arquitetura.
“Habitar a Floresta” abre a Galeria 2 do Centro Cultural Banco da Amazônia. Para atender todos os públicos, serão disponibilizados vídeos em libras e caderno em braile com os textos da exposição.

Agende-se

Período: até 30 de dezembro de 2025.
Horário de funcionamento: Outubro - terça a sexta-feira, das 14h às 20h; Novembro e dezembro -  terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia – Galeria 2; Avenida Presidente Vargas, 800 – Campina – Belém, PA.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA