'O Verão da Lata', com Alane Dias, encerra filmagens e tem estreia prevista

Filme com Samantha Schmütz e Babu Santana é inspirado em episódio real de 1987

Hannah Franco
fonte

As filmagens do longa-metragem “O Verão da Lata” foram encerradas no Rio de Janeiro, com cenas gravadas também no município de Maricá, na Região Metropolitana Leste Fluminense. A produção, que tem lançamento previsto para novembro de 2026, é uma comédia policial inspirada em um dos episódios mais emblemáticos da contracultura brasileira, ocorrido em 1987, quando milhares de latas de maconha surgiram misteriosamente em praias do país.

O filme é estrelado por Samantha Schmütz e Babu Santana e marca a estreia da paraense Alane Dias como atriz no cinema. Ex-participante do Big Brother Brasil 24, Alane integra o elenco da produção nacional após concluir a graduação em Artes Cênicas, no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

image Alane Dias estreia no cinema em filme nacional previsto para 2026
Ex-BBB integra o elenco de “O Verão da Lata”, filme inspirado em episódio real ocorrido no litoral brasileiro em 1987

image Gata do filme ‘O Agente Secreto’ ganha prêmio em festival de cinema
Durante o The New York Film Festival, nos Estados Unidos, a felina Carminha recebeu o troféu de Golden Beast

A direção de “O Verão da Lata” é assinada por Santiago Dellape, que também esteve à frente de produções como “A Repartição do Tempo”, “Meio Expediente” e “Fuga de Natal”. O roteiro é assinado por Dellape em parceria com Davi Mattos e Renato Fagundes.

O longa é uma produção da Na Paralela Filmes, Gancho de Nuvem e Nada Consta, em coprodução com a Warner Bros. Discovery e a H2O Produções. A distribuição ficará a cargo da H2O Films.

No filme, Alane Dias interpreta Marina, uma das personagens centrais da trama juvenil. Na história, Marina e o irmão Chico, vivido por Igor Jansen, estão entre os primeiros a encontrar a carga de latas que desencadeia uma série de conflitos e movimenta a narrativa.

Inspirado em fatos reais, “O Verão da Lata” mistura humor, crítica social e elementos policiais ao revisitar um episódio que marcou o imaginário coletivo brasileiro no fim da década de 1980.

Episódio real inspirou a trama do filme

“O Verão da Lata” é baseado em um caso real ocorrido entre 1987 e 1988, quando cerca de 15 mil latas de maconha apareceram no litoral brasileiro, entre praias de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e a Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul. O episódio ganhou repercussão nacional, virou lenda popular e já foi tema de documentário.

Na ficção, a descoberta feita pelos irmãos coloca os personagens em rota de colisão com policiais, malandros e oportunistas que veem na chegada do chamado “ouro verde” uma chance de mudar de vida. Marina é descrita como uma jovem curiosa e destemida, cuja rotina é transformada a partir do achado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA