Thales Branche apresenta ato poético em ‘Cantario: de onde vêm as canções’

Espetáculo cênico-musical será realizado na Casa das Artes, na próxima sexta (22), com evento aberto ao público

Juliana Maia
fonte

A Casa das Artes recebe, na próxima sexta-feira (22), o espetáculo cênico-musical "Cantario: de onde vêm as canções". Apresentado por Thales, o projeto será realizado na próxima sexta-feira (22) e tem relação com os processos de vida e o projeto de pesquisa do artista, que também atua como professor de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da UFPA.

VEJA MAIS

image Casa das Artes promove projeto 'Ciclo de Desmontagem: Revelando os Bastidores da Arte Cênica'
Evento gratuito será realizado no bairro de Nazaré e busca mostrar os processos criativos nos bastidores das peças teatrais

image Palacete Pinho é entregue após restauração com espaços de cultura, arte e educação nesta quinta (22)
A reforma vai além do restauro, o espaço ganha um Núcleo de Artes, destinado aos estudantes.

image Fundação Cultural do Pará realiza oficina sobre elaboração de portfólio na Casa das Artes
Ministrada pelo servidor Márcio Lins, o curso será realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março

O espetáculo de Thales já foi apresentado anteriormente em outros lugares de Belém e até mesmo no exterior, na França, no Centro Artístico Internacional Royhart, instituição de formação em pedagogia vocal, com a qual o artista tem relação há alguns anos. Segundo o cantor, a ideia de unir a arte e a música, os segmentos artísticos que fazem parte de sua vida, surgiu a partir da trajetória de vida de Thales.

"Cedo eu entrei na prática da atividade teatral por meio de um grupo aqui de Belém e, como eu já era músico, acabei sempre assumindo a responsabilidade de fazer a música nos espetáculos, e isso acabou fazendo com que o meu perfil sempre fosse esse entre a música, as composições, os instrumentos, o canto e a atividade teatral, primeiro como ator, ator músico, músico de cena, e depois como diretor musical, como preparador vocal, que é atualmente a função", conta.

A ideia é que o momento seja como uma partilha íntima entre o público e a apresentação, repleta de momentos que fazem parte da vida de Thales, retratados nas músicas. "Essas composições, quando elas chegam para mim, normalmente elas vêm por conta de algum tipo de fragilidade, alguma dor que se apresenta. São espaços realmente emocionais, canções que sempre refletem a minha própria vida e esses espaços de intimidade", diz o artista.

Thales adianta que além de sua intimidade, as pessoas presentes podem esperar também uma performance, com base em seus aprendizados de anos no Centro Artístico Internacional Royhart sendo menos convencional do que o público costuma visualizar em espetáculos.

"Eu investigo uma forma de técnica vocal que leva a uma expressividade mais intensa, a improvisação, o experimentalismo, e isso acaba entrando também na interpretação das canções. Colocar isso no mundo [as canções] pela primeira vez é significativo, porque é quase como se eu tivesse essas composições na gaveta, apenas para mim, num espaço mais íntimo, e agora é a hora realmente. De partilhar.", explica.

Sobre o Cantario

“Cantario” é um projeto premiado pelo Edital 12/2022 de Incentivo À Arte e Cultura da Fundação Cultural do Estado do Pará, ao mesmo tempo em que também é uma produção artística vinculada às ações do projeto institucional de pesquisa “Vozes Encorporadas: processos de criação e epistemologias caboclas na Amazônia” coordenado por Thales Branche em suas atribuições de artista-professor-pesquisador na Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Serviço:

Cantario: de onde vêm as canções

Quando: 22 de março

Horário:19h

Onde: Casa das Artes, R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, Nazaré

Entrada franca

(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA