CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lenine faz apresentação em voz e violão em apoio ao Pantanal, em Belém

Evento terá abertura de Éric Terena e participação especial de Bruno Giorgi

Amanda Martins
fonte

O cantor e compositor Lenine se apresenta nesta sexta-feira (21), a partir das 21h, no palco do Theatro da Paz, em Belém, em um show beneficente realizado pelo SOS Pantanal. Mas o público pode chegar às 19h, quando o teatro começa abrir. A apresentação integra a programação cultural que marca o encerramento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), reunindo arte, ciência e debates sobre a urgência climática.

VEJA MAIS

image Ney Matogrosso e Lenine fazem shows beneficentes na COP 30 em Belém
Apresentações no Theatro da Paz terão renda revertida para projetos de conservação do Pantanal, reforçando a presença da arte no debate climático internacional

image O Som do Rio: Pará é destaque em série exclusiva lançada em São Paulo; vídeo
A produção audiovisual da plataforma Youtube foi gravada em meio aos rios da região Amazônica e conta com a participação da cantora Maria Gadú e Val Munduruku

image Lenine é atração da série de lives #EmCasaComSesc neste sábado
Além de Lenine, no sábado a programação tem ainda opções para as crianças

Após o sucesso da apresentação de Ney Matogrosso no último dia 13 de novembro, é a vez de Lenine assumir o compromisso de chamar atenção para a preservação das áreas úmidas e do Pantanal, a maior planície alagável do planeta. Toda a renda será destinada a ações de conservação, restauração e combate a incêndios florestais no bioma. Os ingressos estão à venda nacionalmente pela Ticket Fácil; para estrangeiros, na bilheteria do Theatro e na Loja SOS Pantanal.

O espetáculo será apresentado em formato voz e violão, acompanhado de participação especial de Bruno Giorgi. Para Lenine, esse formato reforça a essência de cada composição. “O show no Theatro da Paz será em um formato que sempre me interessa muito. É quando posso apresentar a canção sem arranjos, do jeito mais natural e orgânico possível, como ela nasceu. Isso dá um sentido maior não só à música, mas às palavras, e ajuda no entendimento da alma de cada canção tocada assim”, afirmou o artista.

A abertura ficará por conta de Éric Terena, DJ e ativista indígena do Pantanal, embaixador do SOS Pantanal e referência na fusão de cantos tradicionais com música eletrônica. Terena utiliza a música como instrumento de luta e visibilização da resistência indígena. Lenine destaca a proximidade com o trabalho do artista.  “Conheço o Éric há algum tempo e admiro muito o trabalho que ele faz. É lindo! E, de certa forma, tem tudo a ver com o que eu busco: essa mistura de elementos que acaba criando um sentimento, uma expressão própria, autoral. Éric é um grande criador”, comentou.

A apresentação ocorre em um momento de mobilização internacional pela valorização das áreas úmidas. Durante a conferência climática que ocorreu na capital paraense nas últimas semanas, o SOS Pantanal entregou à ministra da Cultura, Margareth Menezes, e à primeira-dama, Janja da Silva, uma carta dirigida à presidência da Conferência, assinada por mais de 150 organizações nacionais e internacionais, pedindo que esses ecossistemas - responsáveis por absorver quantidades de carbono equivalentes às florestas do mundo- ocupem o centro da agenda climática global.

Para Lenine, participar do evento em Belém reforça seu compromisso com as pautas socioambientais. “É muito importante estar contribuindo para esse ajuntamento de gente de tantas partes do mundo, todas com o foco voltado para o meio ambiente e para a necessidade urgente de adequação diante das mudanças climáticas que estamos vivendo”, destacou.

O artista também ressalta a relação com a capital paraense.  “Me sinto honrado e orgulhoso de estar em Belém, podendo reencontrar e me aproximar de quem acompanha meu trabalho. O Theatro da Paz é um clássico, uma referência. Já toquei lá antes, conheço o espaço e sei o quanto é especial”, disse.

Lenine afirmou que sua participação é também um gesto de engajamento coletivo. “O SOS Pantanal é uma entidade fundamental, assim como tantas outras dedicadas ao meio ambiente e à proteção dos nossos biomas. Eu me sinto solidário e cúmplice de todas as iniciativas que trabalham pela preservação da natureza”, complementou.

Ele acrescentou que espera que o impacto do evento ultrapasse as paredes do teatro.  “O que eu espero não diz respeito apenas ao show em parceria com o SOS Pantanal. Eu espero que todas as pessoas que participaram desse encontro, e as que reverberaram essa experiência, consigam propagar ainda mais esse sentimento planetário de preservação”, afirmou.

SERVIÇO:

Lenine no Theatro da Paz

  • Dia: sexta-feira, 21 de novembro;
  • Horário: às 21h;
  • Onde: Theatro da Paz;
  • Ingressos: venda para brasileiros pela Ticket Fácil; estrangeiros podem adquirir na bilheteria do Theatro da Paz e na Loja SOS Pantanal.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA