CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Intercâmbio entre artistas dos nove estados é contemplado pelo Sesc Amazônia das Artes

Projeto envolve a Amazônia Legal com ampla programação

Bruna Dias
fonte

Até o próximo domingo, 10, o projeto Sesc Amazônia das Artes ganha uma extensa programação. Uma das ações mais importantes de circulação artística da região Norte, chega para se consolidar com mais uma edição somada a sua trajetória de mais de 15 anos de valorização da produção cultural da Amazônia Legal.

Com curadoria comprometida com a diversidade, o Sesc Amazônia das Artes promove o intercâmbio entre artistas dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins.

VEJA MAIS

image Studio de Artes Clayton Faber dinamiza a interação do público com a arte em Belém
Na sequência da experiência bem-sucedida a partir de junho, o espaço pretende, neste segundo semestre, viabilizar um encontro de artistas plásticos e proporcionar novos momentos de acesso das pessoas às artes plásticas

image 'Amazônia Líquida' alerta, na AP, para a preservação da vida
Com 43 trabalhos de Rose Maiorana e Tarso Sarraf, exposição será aberta no dia 29 de agosto

Iniciado no dia 05 em diversos espaços de Belém, o projeto promove encontro, visibilidade e circulação para artistas que traduzem, em suas obras, a riqueza cultural e a identidade dos povos amazônicos.

“O Projeto Amazônia das Artes tem um recorte único no Sesc nacionalmente, por abordar especificamente a diversidade cultural da região amazônica. Sua importância está na valorização e difusão da cultura por meio de diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, circo, artes visuais, literatura, audiovisual e música. No Pará, o projeto contará com uma programação ampla, incluindo uma exposição de artes visuais, em setembro, espetáculos de contação de histórias, apresentações musicais e diversas outras atividades culturais”, explicou Carol Abreu, Gerente de Cultura no Sesc Pará, no projeto ela está como curadora.

Em 2025, o Estado do Pará será representado na linguagem da música pelo grupo Veropa Sessions, que vem se destacando no cenário musical contemporâneo com uma proposta sonora inovadora e enraizada nas tradições locais. A participação do grupo na mostra levará os sons da região paraense a outros estados, reforçando a identidade cultural do Pará e ampliando o alcance de sua produção artística.

O Sesc Amazônia das Artes acontece em consonância com os dias iniciais do Fórum Internacional de Sustentabilidade com ampla agenda. 

“Além disso, o Projeto Amazônia das Artes proporciona a circulação de artistas entre os estados da região amazônica, fortalecendo a integração cultural no território. Recebemos artistas de outros estados que compõem a Amazônia Legal, o que permite um rico intercâmbio e a troca de experiências entre diferentes expressões culturais. Essa conexão é um dos aspectos mais relevantes do projeto: possibilitar o acesso a outras culturas amazônicas e ampliar o diálogo artístico. O Piauí, embora fora da Amazônia Legal, participa como estado convidado, com uma contribuição significativa e uma forte representatividade cultural, que dialoga profundamente com as linguagens artísticas da região”, analisa Carol Abreu.

Com programação no Sesc Casa de Artes Cênicas, Sesc Teatro Casa Isaura Campos, Sesc Doca, Escola Sesc Ananindeua e Sesc Ver-o-Peso, vários setores artísticos são contemplados.

“A programação do Amazônia das Artes é construída por meio de uma curadoria coletiva, composta por representantes dos dez estados participantes — os nove da Amazônia Legal, além do Piauí, como mencionado anteriormente. Esse processo envolve encontros virtuais e presenciais ao longo de vários meses, nos quais analisamos as programações locais, avaliamos propostas e discutimos a melhor forma de compor uma mostra diversa e representativa. As trocas entre os curadores ocorrem regularmente, com o objetivo de selecionar os grupos que irão circular. Cada representante atua em nome do seu regional do Sesc, trazendo as especificidades culturais do seu estado e defendendo suas expressões artísticas”, finaliza a curadora.

Agende-se

Sesc Casa de Artes Cênicas 

  • 05/08 – 18h: Beltrano, o contador de histórias (TO) – Teatro (Classificação: livre) 
  • 07/08 – 18h: O Sarau do Felpudo (AM) – Circo (Classificação: livre) 
  • 08/08 – 18h: Cabaré Ruante: Um Show de Palhaçada (RO) – Circo (Classificação: livre) 

Sesc Doca 

  • 05/08 – 19h: Veropa Sessions: Amazônia Afro-Caribenha (PA) – Música (Classificação: livre) 
  • 06/08 – 19h: Zé Miguel: Amazônia na Veia (AP) – Música (Classificação: livre) 

Escola Sesc Ananindeua 

  • 06/08 – 10h: O Pequenino Grão de Areia e Outros Contos (AC) – Literatura (Classificação: livre) 

Sesc Ver-o-Peso 

  • 07/08 – 19h: Mistério do Tempo (PI) – Dança (Classificação: livre) 
  • 08/08 – 20h: Pantanal: Memórias Esquecidas (MT) – Teatro (Classificação: livre) 
  • 09/08  
    • 16h: Mostra de Cinema Amazônia das Artes | Tocantins em Cena - Livre - 52 min; Devoção e Folia de Reis - 12 anos - 25 min;  
    • 18h30: Mostra de Cinema Amazônia das Artes | Curica - 12 anos - 20 min; Trançatlânticas - Livre - 14 anos; A Catraia - Livre - 17 min; A Cabana - 12 anos - 14 min) 
  • 10/08   
    • 11h: Gotas de Saberes (RR) – Literatura (Classificação: livre) 
    • 18h: Abayomi: A Resposta está na Ancestralidade (MA) – Dança (Classificação: livre) 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA