CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Studio de Artes Clayton Faber dinamiza a interação do público com a arte em Belém

Na sequência da experiência bem-sucedida a partir de junho, o espaço pretende, neste segundo semestre, viabilizar um encontro de artistas plásticos e proporcionar novos momentos de acesso das pessoas às artes plásticas

Eduardo Rocha
fonte

Em pouco mais de um mês de funcionamento no 3º piso do Shopping Pátio Belém, no centro de Belém, o Studio de Artes Clayton Faber contribui para a disseminação das artes plásticas na capital paraense de uma forma inovadora. Nesse espaço, o público tem a oportunidade de ver ao vivo o processo criativo de um artista e ainda observar obras de arte em exposição com a assistência do autor. Agora, a partir de agosto próximo, essa interação das pessoas com o universo das artes vai ser ampliada mediante novas atividades no local. Uma delas será um encontro de artistas no Studio, como adianta o próprio Clayton Faber, um paulista de Limeira (SP) que adotou o Pará para viver.

Esse artista plástico, poeta e designer celebra a resposta positiva do público ao Studio. "A experiência está sendo incrível, porque as pessoas nunca viram um atelier, um estúdio-galeria em um shopping. Existem galerias, mas não existe nenhum estúdio-galeria. Isso é novidade em nível de Brasil. Então, a gente está aqui inovando com essa iniciativa, e está sendo muito bem recebida pelas pessoas que vêm, que visitam e estão gostando muito da novidade. Então, está sendo uma experiência incrível por conta justamente dessa reação das pessoas em ver um artista pintando ao vivo e ter a oportunidade de conversar com ele", diz Clayton 62 anos. Ele descobriu seu potencial nas artes plásticas em plena pandemia da Covid-19 em 2020 e não parou mais de produzir e expor trabalhos no Brasil e no exterior.

Nesse contexto, o Studio de Artes Clayton Faber conta com o apoio do Shopping Pátio Belém e do Grupo Liberal e contribui para dar visibilidade para a produção de Clayton Faber e também para formar plateia para as artes plásticas em geral. "Aqui, nós estamos em um shopping center, e obviamente muita gente passando, entrando, perguntando e tendo a oportunidade de admirar obras de arte. Muitas pessoas nunca viram uma obra de arte diretamente na vida", ressalta Faber. 

E essa descoberta de novos horizontes por parte do público no campo da arte acaba servindo também de motivação para o próprio Clayton. "Toda situação serve de inspiração para o artista", pontua. Às vezes, como diz, o artista precisa simplesmente de uma palavra colocada no lugar certo para que aconteça na cabeça dele uma quantidade de ideias que vai acabar gerando uma nova obra. "Até a gente se surpreende com a quantidade de desdobramentos que a nossa mente cria a partir de uma única situação", salienta Clayton.

Homenagens

Por isso, não à toa, o público pode conferir obras de Clayton no Studio, em uma mostra intitulada "Imaginário", termo que serve de fio condutor da trajetória desse artista desde a primeira exposição individual dele em dezembro de 2021. Nesse processo artístico, ele se vale das tulipas para prestar homenagem aos cidadãos portadores de Parkinson (a tulipa "Dr. James Parkinson", é o símbolo da conscientização sobre a doença de Parkinson), assim como o próprio Clayton que convive com a doença. Por meio de cores e da série "Espelhos da Alma", homenageia as pessoas portadoras do autismo, e por meio de obras em preto e branco, Clayton Faber rende homenagem a quem apresenta daltonismo.

Esse artista também presta homenagem à festa maior dos paraenses: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e para a biodiversidade amazônica. Essa intenção e outros sentidos relacionados à arte ganham vida por meio da interação do público visitante do Studio Clayton Faber com a produção de obras no espaço, desmistificando o contato com o autor de obras de arte anteriormente muito limitado.

"A gente está com ideia de promover um encontro de artistas aqui, no espaço, para que haja interação entre os artistas, e vai estar aberto ao público, a fim de que as pessoas possam conhecer outros artistas e falar sobre arte", anuncia Clayton. 

Serviço:
Studio de Artes Clayton Faber

Funcionando das 10h às 22h
Local: Shopping Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, 1078 - Batista Campos, Belém-PA
No 3º Piso, ao lado da Loja Leitura
e em frente ao Café As Mulatas e à Dayso

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA