Influenciadora indígena ganha 1° versão de Barbie no Dia Internacional da Mulher

Maira Gomez, também conhecida como cunhaporanga nas redes sociais, foi escolhida para representar o Brasil em projeto da Mattel que celebra o Dia Internacional da Mulher

Beatriz Moura
fonte

Crescida na aldeia indígena Tatuyo, há 34 km de Manaus, a cunhaporanga Maira Gomez se divertia quando criança, com brinquedos feitos de palha e madeira de Tucumã. Adaptava a clássica boneca Barbie com características, vestimentas e pinturas de sua comunidade.  Hoje, a influenciadora digital de 25 anos -  que possui mais de 6,6 milhões de seguidores no Tik Tok, - ganha a 1° versão da boneca Barbie indígena, inspirada nela mesma. 

“Fiquei sem acreditar que de tantas mulheres indígenas eu tenha sido escolhida como mulher inspiradora [...] Nunca pensei que algum dia na vida eu teria uma boneca minha. Fiquei simplesmente sem palavras”, contou ela em entrevista ao Estadão. 

VEJA MAIS 

image No Umarizal e Reduto, 10ª Edição da Corrida da Mulher celebra bem-estar feminino em Belém
Evento conta com caminhada de 3 km e corrida de 5 km. Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março

image Grupo Liberal promove 'Semana da Mulher' com serviços de bem-estar e saúde às colaboradoras
A ação iniciou na tarde desta terça-feira (5) com corte de cabelo e segue até sexta-feira, na sede da empresa, localizada no bairro do Marco, em Belém

image Espetáculo “Elas Brilham” chega a Belém no Dia Internacional da Mulher
O musical que homenageia mulheres do mundo da música já levou mais de 100 mil pessoas, chega em março ao Theatro da Paz

Maira se junta a outras oito influenciadoras ao redor do mundo, para integrar o projeto "Mulheres Inspiradoras", da Mattel, para celebrar os 65 anos da boneca mais famosa da história. Voz de sua comunidade, a influenciadora conta ter ficado feliz pelo convite e oportunidade de se tornar referência para crianças indígenas.  

Em sua versão, a Barbie cunhaporanga usa trajes típicos de seu povo acompanhado de um rosto pintado. O vestido é caracterizado por colares azuis, tiara e brincos. “Quando eu era criança, me inspirava no estilo da Barbie, nas vestimentas. Então, ver a boneca tomando forma como uma mulher indígena – ainda mais apresentando as particularidades de seu povo, foi emocionante”, completa.  

Nas redes sociais, a cunhaporanga compartilha conteúdos educativos e vivências de sua comunidade.

“Eu posto falando da minha etnia, da qual eu tenho conhecimento. Conto histórias, falo do nosso modo de vida, como a gente vive hoje em dia", diz ela. "Quero mostrar nossa realidade. Espero que as pessoas também tenham conhecimento que nós, povos indígenas, estamos vivendo e crescendo em uma outra realidade, porque as pessoas não têm esse conhecimento. Não sabem como a gente vive no dia a dia”, finaliza Maira. 

Barbie 

O projeto "Mulheres Inspiradoras", da Mattel, também homenageou nomes como as cantoras Shania Twain (Canadá) e Kylie Minogue (Austrália). Além delas, estão na lista a atriz Viola Davis (Estados Unidos); a diretora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz Helen Mirren (Reino Unido); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha). Cada uma delas ganhou uma boneca única em edição exclusiva, feita à sua semelhança para visibilizar diferentes culturas e expandir representatividade às crianças. 

 

(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Rayanne Bulhões)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA