CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fernanda Torres recebe maior honraria por mérito cultural do Brasil

Cerimônia da Ordem do Mérito Cultural marca retomada da principal honraria do setor após quatro anos de suspensã

Hannah Franco | Especial em O Liberal
fonte

A atriz Fernanda Torres foi uma das personalidades homenageadas nesta terça-feira (20) com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior condecoração pública concedida a indivíduos e instituições que contribuíram de forma relevante para a cultura brasileira. A cerimônia ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou pessoalmente as distinções.

Suspensa desde 2019, a OMC foi retomada neste ano com uma edição que destacou a diversidade cultural do país. Ao todo, 112 personalidades e 14 instituições foram agraciadas. Fernanda Torres recebeu a insígnia Grã-Cruz, o grau mais alto da honraria, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da cantora Leci Brandão e do cineasta Walter Salles.

VEJA MAIS

image Lula concede a Janja principal honraria por mérito cultural do País

image 'Ainda Estou Aqui', Fernanda Torres e Walter Salles são indicados ao prêmio Platino

A entrega da medalha a Fernanda Torres também teve um significado especial: a atriz foi homenageada pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa, dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a história da advogada Eunice Paiva, símbolo da resistência à ditadura militar e mãe do autor.

Criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e com sua primeira edição realizada em 1995, a OMC visa reconhecer contribuições notáveis à cultura nacional. Em edições anteriores, já foram homenageados nomes como Fernanda Montenegro, Jorge Amado e Cartola.

A cerimônia deste ano contemplou expressões culturais de todas as regiões do país, abrangendo áreas como música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, cultura indígena e digital. O Ministério da Cultura também aproveitou a ocasião para celebrar os 40 anos de criação da pasta, com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA