Exposição ‘Sendas’, de Rose Maiorana, entra na última semana de visitação em Belém

A visitação segue aberta até o dia 17 de julho, das 9h às 18h, na Galeria Rose Maiorana, com entrada franca

Amanda Martins
fonte

A exposição “Sendas”, da artista plástica Rose Maiorana, chega à última semana de exibição na Galeria de Artes Rose Maiorana, localizada no bairro do Marco, em Belém. Composta por 26 obras inéditas, a mostra permanece aberta ao público até a próxima quinta-feira (17/07), com entrada gratuita e visitação das 9h às 18h. A exposição tem o apoio da construtora Porte Engenharia, Cervejaria Caribeña e do Grupo Liberal.

VEJA MAIS

image Público pode conferir mostra 'Sendas', com trabalhos de Rose Maiorana, até 17 de julho em Belém
Exposição terminaria no dia 5, mas foi prorrogada, e, assim, público tem mais tempo para conferir 26 trabalhos sobre temas diversos em técnicas variadas que propõem reflexões sobre ângulos da existência de seres vivos, em especial, na Amazônia

image Na Bienal de Veneza, Rose Maiorana integra a mostra ‘Side by Side: Innovation in Focus’
A artista paraense integra o grupo que tem artistas do Brasil, Argentina, Japão, Croácia, EUA e Turquia

image Galeria Rose Maiorana abre exposição Senda; Belém recebe Feira do Cacau e Chocolate

Aberta desde o início do mês de junho, a mostra foi concebida como parte das comemorações de um ano de funcionamento da galeria, espaço que desde a sua inauguração tem promovido encontros entre artistas e o público paraense.

image Exposição "Sendas" (Wagner Santana / O Liberal)

Com curadoria de Ana Laura Figueiró, “Sendas” apresenta um recorte sensível da trajetória de Rose Maiorana, reunindo trabalhos produzidos ao longo de 2025, mas que se entrelaçam a memórias e temas desenvolvidos pela artista ao longo de sua carreira. A exposição foi estruturada a partir das coleções anteriores da artista, criando uma linha narrativa visual e temática que convida o visitante a percorrer diferentes momentos e transformações.

Segundo a artista plástica, a exposição tem um significado especial, não apenas pelo momento artístico que representa, mas principalmente por celebrar o primeiro ano de existência da galeria que leva seu nome. “A galeria se transformou em um espaço vivo de trocas, encontros e descobertas. E agora, celebrar esse ciclo com uma exposição que fala de caminhos, escolhas e movimentos faz todo o sentido”, disse Rose.

A mostra é resultado de um processo de revisitação pessoal e criativa. A artista compartilhou que retomar obras e temas anteriores a levou a um lugar de reencontro e transformação. “Voltar a trabalhos de outros momentos, rever processos, reencontrar símbolos e temas que marcaram minha caminhada, tudo isso me levou a um lugar de reencontro, mas também de transformação. Não se trata de repetir, mas de ressignificar”, afirmou.

A artista também destacou o processo como intenso e revelador, permitindo que novas paisagens surgissem a partir da memória. “Revisitar meu próprio acervo, minhas memórias e referências, me permitiu construir algo totalmente novo, como se o passado abrisse espaço para uma nova paisagem”, explicou.

Nas palavras de Rose, o movimento é o fio condutor de toda a exposição. “O que busquei nessas composições foi essencialmente o movimento, não só no gesto, na forma, na textura, mas na ideia de que estamos sempre em deslocamento. Cada obra é como um trecho de estrada, uma paisagem interna ou externa que fala de busca, mudança, travessia”, relatou.

Com forte carga poética e simbólica, a mostra que está chegando ao fim convidou o público a refletir sobre os múltiplos caminhos possíveis na vida e na arte. “A mensagem que eu quis transmitir com essa exposição é que não há um único caminho certo, há sendas múltiplas, e todas são válidas, mesmo as que parecem incertas. Quero que o público sinta que pode se permitir vagar, explorar, recomeçar. Que a arte também pode ser esse espaço de respiração, de pausa e de reconexão com o próprio ritmo”, disse.

Ao longo dos últimos anos, Rose Maiorana consolidou sua presença no circuito artístico com exposições em Belém, Rio de Janeiro e Bruxelas, além da premiada série “Amazônia Líquida”, desenvolvida em parceria com o fotojornalista Tarso Sarraf, editor de Fotografia e Audiovisual do Grupo Liberal. A nova fase do projeto deverá ser apresentada durante a programação da COP 30 em Belém e tem agenda prevista para o Marajó, além de exposições em São Paulo e no exterior.

SERVIÇO

Exposição “Sendas” da artista plástica Rose Maiorana

  • Local: Galeria de Arte Rose Maiorana, localizada na Travessa Perebebuí, 2195, no bairro do Marco, em Belém;
  • Data: até o dia 17 de julho;
  • Horário: segunda a quinta-feira, das 9h às 18h;
  • Entrada gratuita.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA