Dia Internacional do Cosplay é celebrado em Belém; confira!
O evento ocorre no dia 31 de agosto (sábado), de 14h a 18h
A Liga Cosplay Pará promove, em celebração ao Dia Internacional do Cosplay, uma tarde com atividades geeks em Belém. A programação ocorre no dia 31 de agosto (sábado), das 14 horas às 18 horas, em uma faculdade privada na capital paraense. Entre as ações do evento, está a arrecadação de materiais de limpeza para a ONG Mães Felinas.
VEJA MAIS
A tarde conta com apoio do projeto de extensão Circuito Nerd e oferece quiz e olimpíadas geek, concurso de cosplay com desfile e encontro de cosplayers. O evento também apresenta stands de vendas com materiais da cultura geek. A contribuição à ONG Mães Felinas é por meio de doações de vassouras, sabão em pó, água sanitária e demais produtos de limpeza.
Breno Costa, idealizador da Liga Cosplay Pará, afirma que o diferencial desse ano é o quiz em estilo passa ou repassa, com um placar pontuando os acertos. “Vai ter perguntas sobre filmes, seriados, animes, jogos, desenhos, cultura oitentista, noventista, coisas atuais, cinema. Então, vai ser muito divertida essa adaptação que a gente fez”, explica. Outra novidade é o desafio de quem segura por mais tempo o Mjolnir, o martelo do Thor, e de quem reproduz a melhor transformação por grito do Super Saiyajin, de Dragon Ball. “A gente vai levar, inclusive, um decibelímetro para estar verificando isso”, diz o idealizador.
A batalha X-1 é feita ao modo camponês, com disputa de espadas feitas de espuma. “Nós sabemos que usar cosplay em Belém do Pará não é fácil, devido ao calor, à umidade. Não facilita em nada. Então, levamos para uma faculdade privada, onde com um sistema climatizado se tem muito mais conforto de estar executando essa cultura cosplay”, esclarece Breno. A Liga Cosplay Pará iniciou como uma atividade para divertir os amigos, mas se expandiu e, agora, também abraça projetos sociais em hospitais pediátricos, asilos e comunidades ribeirinhas. “Atribuímos também a parte de empreendedorismo, onde empreendemos pessoas. Nesse caso, em específico, personagens para diversos eventos privados, em vários tipos de ambientes, como aniversários, formaturas, casamentos, inauguração de lojas, presença VIP em shoppings, para interação com o público e tudo mais”, fala.
O evento, em parceria com a Estácio FAP, também é apoiado pelo projeto de extensão liderado pelo professor Marcus Dickyson. Chamado de Circuito Nerd, o programa da graduação desenvolve atividades sociais e culturais por meio do universo pop e geek-nerd em escolas de periferias, entidades sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs), com palestras, oficias e cine-teatros. Marcus declara que o objetivo do projeto é “promover o acesso e a inclusão social de crianças e adolescentes das periferias a atividades culturais e educativas, utilizando a cultura pop e a cultura geek-nerd como ferramentas para fomentar o senso crítico, a criatividade e a cidadania.”
“O projeto tem conseguido levar não só entretenimento, mas debates sensíveis e importantes, usando ícones da cultura pop, como Superman, Pantera Negra, Mulher Maravilha para construir diálogos com questões contra o racismo, contra a homofobia, a violência, entre outros”, diz Marcus. O Circuito Nerd, conforme o professor, é pautado em propostas de experiências sociais e culturais e abertura de espaço para quebrar qualquer preconceito contra a cultura pop e geek-nerd.
VEJA MAIS
Serviço
Dia Internacional do Cosplay - Liga Cosplay Pará
- Data: 31 de agosto, sábado
- Horário: 14 horas a 18 horas
- Local: Estácio FAP (Avenida Governador José Malcher, 1148 - Nazaré. Belém, Pará)
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Enderson Oliveira, editor de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA