Bailarinas paraenses levam danças amazônicas para palcos internacionais
Após conquista no Circuito Norte em Dança 2024, grupo se apresenta no Disney Springs, Universal CityWalk e em jogo oficial da NBA
Na próxima semana, um grupo formado por 17 bailarinas paraenses se apresentará no Magical Dance Tour, em Orlando, nos Estados Unidos. Reconhecido por valorizar as tradições e expressões culturais da Amazônia por meio da dança, o grupo recebeu o convite para o intercâmbio internacional após conquistar o título de melhor grupo infantojuvenil no Circuito Norte em Dança 2024, ao vencer 23 coreografias. A premiação abriu as portas para que o talento das bailarinas ultrapassasse fronteiras.
“O espetáculo que será apresentado é inspirado na Amazônia e reúne coreografias que combinam ballet, jazz dance, dança moderna e danças populares amazônicas, como o carimbó, o merengue e o treme. Também levaremos movimentações inspiradas em elementos da natureza: rios, árvores, fauna e lendas regionais”, explica Camila Lima, professora e coreógrafa.
VEJA MAIS
A apresentação de estreia será na Universal CityWalk no dia 5. Em seguida, o grupo se apresentará no dia 7 no Disney Springs e no dia 9 na NBA. Além disso, as bailarinas irão participar de workshops internacionais.
“Nossa apresentação (na NBA) será antes do início da partida, para todo o público presente na arena, com uma performance especial no pré-jogo entre o Orlando Magic e o Boston Celtics. É uma oportunidade incrível, pois a NBA é uma das maiores plataformas esportivas e culturais do mundo. Vamos levar uma coreografia especial representando a energia e a força do povo amazônico, com música regional e elementos cênicos que destacam nossa identidade”, conta Camila.
A professora ainda destaca que ocorrerão transmissões ao vivo nas redes sociais do grupo.
As apresentações incluirão as músicas Mena Barsáa e No'ôk-'a mor, interpretadas pelos índios Kayapó, no repertório. As coreografias são inspiradas em lendas regionais, danças indígenas, músicas tradicionais, além de abordar temas como biodiversidade e mudanças climáticas.
“Somos o primeiro grupo do Pará a levar um espetáculo autoral com temática amazônica para os palcos do Disney Springs, Universal CityWalk e também para um jogo oficial da NBA. Essa responsabilidade é enorme, porque sabemos que estaremos representando não só o nosso grupo, mas também a arte da Região Norte, o Brasil e a Amazônia para o mundo. As bailarinas estão conscientes da dimensão desse momento. Elas dizem que sentem orgulho e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de honrar as nossas raízes. Elas entendem que não estão indo apenas dançar, estão indo expressar nossa identidade cultural e mostrar a força da dança paraense”, disse a professora.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA