Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

186 anos do maestro Carlos Gomes: Músico continua vivo na memória musical dos brasileiros

O músico se destacou como o maior compositor de ópera do Brasil

Thainá Dias

Se ainda estivesse vivo, o mineiro Antônio Carlos Gomes, conhecido mundialmente como Carlos Gomes, estaria completando 186 anos. O músico foi o maior compositor de ópera brasileiro. Caracterizado por seu estilo romântico, Carlos Gomes ganhou destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no renomado Teatro alla Scala, em Milão, na Itália. É o autor da ópera O Guarani e patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música.

Filho de Manoel José Gomes e Fabiana Maria Jaguary Cardoso, Antônio Carlos Gomes iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade. Mas foi no ano de 1854 que ele compôs a sua primeira missa, a de São Sebastião. Depois escreveu o "Hino Acadêmico", a modinha "Quem sabe?" ("Tão longe de mim distante") e a "Missa de Nossa Senhora da Conceição".

VEJA MAIS

Fundação Carlos Gomes leva música aos museus
A “Semana dos Museus” é uma edição especial do “Música nos Museus”, projeto que integra o programa Cultura por Todo o Pará

Carlos Gomes completa 125 anos de falecimento
Programação homenageia o maestro e compositor de óperas que foi o primeiro diretor do Conservatório Carlos Gomes.

Coro Carlos Gomes completa 27 anos com concerto festivo
Músicas paraenses e nacionais serão tocadas pelo grupo

Em 1860, mudou-se para o Rio de Janeiro e continuou os seus estudos no Conservatório de Música. Apresentou suas primeiras óperas: "A Noite do Castelo" (1861), com libreto de Fernando Reis e "Joana de Flandres" (1863), com libreto de Salvador de Mendonça. O músico nasceu em Campinas mas na cidade de Belém, onde morou por muitos anos. Foi compositor de óperas, gênero ao qual dedicou a maior parte de sua produção musical.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA