Redação do Enem: relembre os últimos 10 temas aplicados no Exame
A redação do Enem exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre temas relevantes da atualidade, abordando questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, os candidatos precisam intensificar seus estudos. Uma das partes mais desafiadoras do Exame é a redação, que exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo, e conhecer os últimos temas de redação é uma excelente maneira de se preparar e entender melhor o que pode ser abordado na prova deste ano.
Este ano, a prova conta com mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados. Segundo dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pará registrou cerca de 247 mil inscrições em todo o Estado.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil e, ao longo dos anos, os temas de redação têm se concentrado em questões sociais, tecnológicas, culturais e políticas. Para ajudar na preparação, aqui estão os últimos 10 temas da redação do Enem:
📝 Os últimos 10 temas de redação do Enem
- 2014 – "Publicidade infantil em questão no Brasil".
- 2015 – "A persistência da violência contra a mulher no Brasil".
- 2016 – "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Na segunda aplicação da prova, "Caminhos para combater o racismo no Brasil".
- 2017 – "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Para a segunda aplicação, "Consequências da busca por padrões de beleza idealizados".
- 2018 – "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".
- 2019 – "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".
- 2020 – "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".
- 2021 – "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
- 2022 – "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
- 2023 – "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
📌 O OLiberal também preparou um arquivo com todas as propostas de redação e textos motivadores desde 2014 para te ajudar na preparação para o Exame. Confira no link.
VEJA MAIS
Como é avaliada a redação do Enem?
A redação do Enem vale até mil pontos e é dividida em cinco competências de avaliação, cada uma valendo 200 pontos. São elas:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa: o candidato deve demonstrar pleno controle das normas gramaticais.
- Compreensão do tema e aplicação de conhecimento: a proposta deve ser entendida e abordada corretamente, sem fugir do assunto.
- Organização das ideias: o texto precisa ter uma estrutura clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.
- Coesão textual: o uso de conectivos e a fluidez entre as ideias são essenciais para garantir a coesão do texto.
- Proposta de intervenção: o candidato deve apresentar uma solução para o problema abordado, que seja clara, detalhada e viável.
Dicas de preparação
Para garantir um bom desempenho na redação, é essencial que o candidato esteja atento às questões atuais que movimentam o debate público no Brasil e no mundo. Uma estratégia eficiente é praticar com base nos temas anteriores, focando na estrutura dissertativa-argumentativa e na capacidade de propor soluções para os problemas discutidos.
De acordo com professores de redação, leitura e treino podem garantir o sucesso na hora da prova. Além disso, estar bem informado sobre os acontecimentos mais comentados pode aumentar as chances de estar preparado para o tema da redação deste ano.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web em OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA