CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Um dos principais corredores, avenida Pedro Miranda acumula problemas

Descarte irregular de entulhos, calçadas com buracos e desrespeito no trânsito dificultam a vida de quem circula naquela via

Dilson Pimentel

Um dos principais corredores de tráfego de Belém, a avenida Pedro Miranda acumula problemas que dificultam a vida de quem circula pela via que corta o bairro da Pedreira. Descarga irregular de entulhos, principalmente no canteiro central, calçadas irregulares e esburacadas, manobras irregulares no trânsito feita por motoristas e motociclistas, são alguns dos exemplos dos transtornos vividos por quem passa por ali.

VEJA MAIS

image Acidente de trânsito deixa mulher ferida no bairro da Pedreira
Dois veículos de passeio colidiram no cruzamento da avenida Marquês de Herval com a travessa Lomas Valentina

image Carro fura sinal vermelho e colide com veículo de emissora de TV nesta madrugada, 14, em Belém
Acidente ocorreu no cruzamento da travessa 14 de Março com a rua Oliveira Belo. Os condutores da picape fugiram do local e a equipe de reportagem, no outro veículo, foi encaminhada ao hospital

image Pacientes reclamam de propaganda eleitoral perto de unidade de saúde na Pedreira
O carro som estaria a menos de 50 metros da unidade e com volume acima do permitido, segundo denúncia

A tudo isso, soma-se ainda a construção de uma feira provisória para receber os trabalhadores do Complexo da Pedreira e do Mercado da Pedreira. Na Pedro Miranda, próximo à travessa Curuzu, muitos entulhos são jogados no canteiro central.

Uma parte desses resíduos cai próximo à ciclofaixa, área destinada aos ciclistas, o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Para fazer o despejo desses materiais, alguns moradores usam carrinhos de mão.

image Antigo posto da Polícia Militar na Pedreira está abandonado, afirma denúncia
O local teve o portão derrubado e serve de abrigo para pessoas sem-teto

image Moradora do bairro da Pedreira denuncia poluição sonora causada por bar na Av. Marquês de Herval
A seguidora Elaine Cereja marcou o perfil do Jornal O Liberal nas redes sociais para denunciar o ocorrido

Também naquele perímetro da Pedro Miranda, há um pequeno espaço por onde deveriam passar apenas pedestres. Mas esse local é usado por motocicletas, também aumentando a chance de acidentes.

Na calçada em frente ao prédio onde funcionou a escola Maroja Neto havia, na manhã de quarta-feira, entulho. E, ao lado, um veículo estacionado na calçada. Na esquina com a travessa da Estrela, há buracos na calçada.

Também nesse trecho, a reportagem flagrou motoristas fazendo conversões irregulares - ou seja, improvisando um retorno que não existe no local.

image Descarga irregular de entulho no canteiro central é um dos problemas registrados na avenida Pedro Miranda, na Pedreira (Thiago Gomes/O Liberal)

LEIA TAMBÉM:

image Trabalhadores estão na expectativa para reforma da feira e mercado da Pedreira
Eles vão ser remanejados para um espaço provisório. Obras vão durar um ano

image Avenida Pedro Miranda passa a integrar a malha cicloviária de Belém
De acordo com a Semob, a novidade representa um incremento de 2,7km de faixa exclusiva para ciclistas, com possibilidade de interligação a diversas outras ciclovias e ciclofaixas da cidade

image Prefeitura e Governo do Estado anunciam reforma de 17 feiras em Belém
Documento de cooperação deve ser assinado no dia 12 de janeiro

Motociclistas ocupam pequeno espaço destinado aos ciclistas

O estudante Lucian Azevedo, 23 anos, se queixou do despejo irregular de lixo e entulho na via pública. “O pessoal tem que preservar a cidade”, disse. Ele afirmou que a prefeitura coloca container, mas não adianta.

Na Pedro Miranda, próximo à travessa Curuzu, há um espaço no canteiro central. É uma pequena passagem. Esse espaço deveria ser para os pedestres e, no máximo, ciclistas. Lucian reclamou que os motociclistas usam essa travessia para fazer manobras irregulares e, assim, encurtar caminho.

image Entulhos jogados no canteiro central caem próximo à ciclofaixa, prejudicando os ciclistas (Thiago Gomes/O Liberal)

Também falou de buracos nas calçadas, que são irregulares, o que prejudica principalmente os idosos. A aposentada Geane Moura, de 55 anos, reclamou dos motociclistas que usam esse espaço que fica no canteiro central.

“Eles passam por aqui direto. E tem acidente direto aqui”, disse. “A gente fica a ver navios, toda hora querendo se proteger. Toda hora é acidente, principalmente com idoso”, afirmou.

Sobre a descarga de lixo e entulho, Geane disse que a população precisa fazer a sua parte. “O canal (que fica ali perto) é cheio de lixo. Não é culpa só da prefeitura não. É a própria população”, afirmou.

Taxista reclama da falta de retornos na avenida

O taxista Heraldo Ramos reclamou da falta de retorno na avenida Pedro Miranda, uma via extensa e que tem três faixas. “Tiraram os retornos”, disse ele. “Sou motorista e nasci aqui. Tenho 65 de idade e 55 de Pedreira”, contou.

“Os principais acidentes aqui (Pedro Miranda com Mauriti, onde fica a feira) são por causa desse retorno, pois os motoristas fazem retorno proibido”, afirmou Heraldo. “Agora, para fazer retorno, tem que ir lá perto da Unama (bem distante dali) ou, então, pegar uma via transversal para fazer o ‘quadrado’ e continuar pela Pedro Miranda”, disse.

image Feirante Telma Silva, que tem 59 anos e há 43 vende confecções na feira da Pedreira: "Sabemos que nossa feira está precisando de uma boa reforma. Mas queremos que seja em janeiro. em 1º de janeiro já pode remanejar” (Fabyo Cruz/O Liberal)

Feirantes só querem ser remanejados para feira provisória em janeiro

Os feirantes que trabalham no Complexo da Pedreira e no Mercado da Pedreira só querem ser remanejados para a feira provisória, que está sendo montada na avenida Pedro Miranda, em janeiro de 2023.

Eles dizem que, agora, é o momento para recuperar as perdas que sofreram durante a pandemia. “Passamos uma pandemia e nossas vendas foram lá para baixo. Não podíamos trabalhar. Nosso capital acabou no tempo da pandemia”, disse a feirante Telma Silva, que tem 59 anos e há 43 trabalhando naquela área, vendendo confecções.

Agora que é hora de levantar o capital, porque vem Copa do Mundo, Natal e vem Ano Novo e os equipamentos que vamos receber temos que fazer algumas adaptações, que vai demorar”, completou.

Ela afirmou que, segundo a Prefeitura de Belém, esse remanejamento seria feito aos poucos. “Nós queremos, sim, a melhoria. Não somos contra, jamais. Sabemos que nossa feira está precisando de uma boa reforma. Mas queremos que seja em janeiro. em 1º de janeiro já pode remanejar”, disse Telma.

A feirante acrescentou: “Não queremos passar a feira por pedaços. Queremos que a feira vá toda, senão quebra a feira. Se você quebra no meio, você vai prejudicar um lado”.

O feirante Roberval Pereira, 55, vende hortifruti há mais de 25 anos. Ele também não concorda que o remanejamento dos trabalhadores seja feito aos poucos. "A gente vai ter que ficar aqui. Tem que ir todo mundo em janeiro pra lá", disse.

"Prometeram que a gente ia no Dia dos Pais (em agosto). Não fomos. No Círio (não fomos). E, agora, a gente só sai daqui em janeiro. Se for preciso brigar, a gente vai brigar. mas só sai daqui em janeiro", afirmou.

Feira provisória está em fase de conclusão, diz Secon

A Secretaria Municipal de Economia informou que a feira provisória está em fase de construção e de conclusão nas vias centrais da avenida Pedro Miranda, onde irão abrigar as diversas atividades econômicas dos permissionários da feira, mercados e Complexo de Abastecimento da Pedreira.

A Secon informou, ainda, que o remanejamento provisório dos permissionários para a nova estrutura padronizada será realizado de forma ordenada e organizada, com data a ser combinada com a Comissão de Fiscalização (Cofis) das duas unidades de abastecimento, considerando o cronograma de execução das obras e os serviços complementares em andamento.

Semob vai intensificar fiscalização na avenida Pedro Miranda

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que vai intensificar a fiscalização na avenida Pedro Miranda com rondas em motocicleta. A autarquia afirmou que realiza fiscalização por ronda na cidade, principalmente, nos corredores de tráfego como a avenida Pedro Miranda.

E que, mediante flagrante de infrações e imprudências, faz as atuações, que são divulgadas nas redes sociais da Semob. Pela legislação vigente (CBT), o agente só pode autuar mediante flagrante e não pode aplicar multas com base em fotos e vídeos feitos por usuários.

As autuações por vídeos só podem ser feitas por equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que são o radar e câmeras de videomonitoramento.

A autarquia reforça a importância do usuário fazer essas denúncias nas redes sociais da Semob (twitter, instagram e facebook) ou formalizá-las à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob.belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e- mail ouvidoria.semob@cinbesa.com.br.

Ou, ainda, entrando em contato pelo whatsapp (91) 98415-4587 para que os agentes de trânsito possam averiguar e tomar as providências.
A Semob reforçou que o condutor deve seguir as regras de trânsito e de circulação estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para evitar cometer imprudências, infrações, multas e sinistros de trânsito.

Sesan informou que disponibiliza o Zap-Entulho

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que será feita a retirada do entulho no local citado nesta matéria. Informou também que disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência.

O serviço pode ser solicitado exclusivamente por meio de mensagem no whatsapp: 91 98499-0059. E ressaltou que, de acordo com a Lei 9.605, artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pela prática ilegal.

A Secretaria pede que a população também seja fiscalizadora de quem descarta entulho em local indevido e assim ajudar a combater esse tipo de ação.

Seurb diz que executa um programa específico de manutenção de calçadas

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que executa um programa específico de manutenção de calçadas em diversos pontos de Belém, para torná-las trafegáveis ao pedestre.

Desde o ano passado, a Seurb vem trabalhando na recuperação de calçadas em vários trechos da cidade. Já foram realizadas manutenções e recuperação no calçamento do entorno do Bosque Rodrigues Alves, do Museu Emílio Goeldi da Praça Batista Campos e Praça da República.

E, também, do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral e da avenida Marquês de Herval, da avenida Marechal Hermes e do entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Além disso, ao planejar novas construções, os empreendimentos imobiliários devem adotar o padrão de calçadas com acessibilidade. A adequação é uma exigência para a emissão da licença final da obra.

O setor de Código de Posturas do Município de Belém estabelece o padrão adequado de calçadas em relação a vários aspectos, como elevação, inclinação, revestimento, nivelamento e alinhamento, assim como obstruções.

Para isso, trabalha diariamente fiscalizando obstruções e irregularidades nas calçadas, para posterior notificação sobre a adequação dentro dos padrões corretos. A Seurb faz, ainda, a orientação do cidadão que quiser construir ou reformar uma calçada, para que seja adequada aos padrões, além de avaliar os projetos que devem ser apresentados para esse tipo de construção.

As denúncias referentes à violação do Código de Posturas podem ser registradas pelo número (91) 3039-3707 ou whatsapp (91) 98418-3491, no horário das 8 às 13h, ou fazer a reclamação, por escrito, na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, nº 1622, bairro de Nazaré. Para isso, é necessário ter o endereço correto do local para fiscalização.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM