Saiba quais praias de Belém são consideradas próprias para banho
A análise da Prefeitura de Belém teve início no dia 19 de maio e foi finalizada no último dia 20 de junho

A maioria das praias de Belém foi liberada para banho, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O estudo testou a qualidade da água em cinco regiões, descartando apenas dois pontos para acesso dos banhistas. A análise teve início no dia 19 de maio e foi finalizada no último dia 20 de junho.
As praias dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba, Icoaraci e ilha do Combu apresentaram bom desempenho e foram classificadas como próprias para banho. A análise busca garantir a segurança dos veranistas e incentivar o turismo regional.
Praias impróprias para banho
Duas praias, do Amor (em Outeiro) e do Farol (em Cotijuba), mostraram índices de coliformes fecais acima dos limites permitidos pela legislação ambiental, dado que inviabiliza o banho devido à poluição.
VEJA MAIS
Outras áreas de Outeiro foram classificadas como próprias para acesso dos banhistas, encontradas dentro das condições estabelecidas no levantamento da Semma, como Brasília, Belo Paraíso e Grande, além de praias de Cotijuba como Vai Quem Quer, Funda e Saudade.
Áreas monitoradas com alto índice de balneabilidade
Nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Ilha do Combu, o principal indicador de contaminação, que é a presença de coliformes fecais, foi verificado dentro dos limites estabelecidos. As áreas próprias para banho são:
- Mosqueiro: Areião, Chapéu Virado, Farol Murubira, Marahu, Paraíso e São Francisco.
- Ilha do Combu: Áreas de banho de restaurantes como Solar da Ilha e Ribeirinho.
- Icoaraci: Parte da praia do Cruzeiro foi aprovada para banho
O prefeito de Belém, Igor Normando, celebrou o resultado do estudo e reforçou a importância das praias para o desenvolvimento local. “Estamos felizes em anunciar que a grande maioria das nossas praias está apta para o banho, para o veraneio. Este é um momento importante em que fortalecemos nossa economia, damos acesso ao entretenimento e à diversão para as famílias. Isso é mais economia, gerando mais emprego e renda para todos”, afirmou.
Atenção redobrada
A titular da Semma, Juliana Nobre, explicou que as equipes continuarão atuando nas áreas classificadas como impróprias, com foco em educação ambiental e diálogo com comerciantes e frequentadores.
“Foram cinco localidades analisadas, envolvendo quatro ilhas e mais Icoaraci. Das 20 praias monitoradas, apenas duas apresentaram restrição. Vamos intensificar os trabalhos nessas áreas, levando informação e orientações para reduzir os índices de poluição", finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA