CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Morre professora Amira Figueiras, referência em Pediatria no Pará, nesta sexta (16)

A causa e circunstâncias do falecimento ainda não foram divulgadas. Figueiras foi fundadora e coordenadora do Espaço Terapêutico Arima, voltado para crianças e adolescentes com autismo

O Liberal

A professora Amira Consuelo de Melo Figueiras, referência em pediatria no Pará, morreu nesta sexta-feira (16). A causa e circunstâncias do falecimento ainda não foram divulgadas. Amira foi a fundadora e coordenadora do Espaço Terapêutico Arima, voltado para crianças e adolescentes com autismo. O velório ocorre na capela 02 do Max Domini, na avenida José Bonifácio, bairro do Guamá, em Belém.

VEJA MAIS

image CNE orienta para que direitos de estudantes com autismo sejam garantidos
Em dezembro de 2023, foi aprovado parecer orientador, debatido com entidades e a sociedade em geral, para nortear defesa do acesso e manutenção desse público em instituições de ensino

image Pará recebe o primeiro laboratório de formação profissional para o autismo no Brasil
O espaço fica localizado na travessa Presidente Pernambuco, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos, em Belém

image Conheça os famosos que têm filhos autistas
Além de Manoel Soares e Marcos Mion, saiba quem são os famosos que têm filhos autistas e fazem parte da luta pelos direitos das pessoas com TEA.

Amira Figueiras foi Doutora e Mestra em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Trabalhou por mais de 30 anos como médica, professora e gestora pública, atuando em temas como cuidados primários da saúde da criança, desenvolvimento infantil e seus transtornos.

Ela também coordenou o ambulatório de autismo do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e foi consultora técnica da Área da Criança do Ministério da Saúde.

Por meio de nota, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) manifestaram profundo pesar pelo falecimento da Dra. Amira Consuelo de Melo Figueiras, "médica pediatra que iniciou o trabalho na área de desenvolvimento e crescimento infantil do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS, integrante deste Complexo Hospitalar".

Segundo o comunicado, Dra. Amira protagonizou os primeiros atendimentos multiprofissionais de atenção ao crescimento e desenvolvimento infantil no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), por meio do projeto CAMINHAR, um projeto de extensão da UFPA que, posteriormente, foi transformado em programa de atenção à saude no HUBFS.

"Através deste programa, Dra. Amira coordenou e implantou o primeiro programa de estimulação precoce no município de Belém, dentro do Hospital Bettina, levando atendimento para todas as crianças de Belém, além de contribuir para a formação de diversos profissionais, tornando-se referência na garantia de atendimento ao paciente com diagnóstico de autismo em todo o Estado do Pará", diz a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM