Programação do CRN tira dúvidas sobre alimentação durante ação realizada em Belém

O evento é em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e conta com a presença de profissionais da área da nutrição

Camila Azevedo
fonte

Informações erradas e dúvidas sobre a procedência dos alimentos são as principais perguntas feitas aos nutricionistas que estão participando de uma programação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, data comemorada no último domingo (16). O serviço de atendimento gratuito à população está sendo realizado em um shopping de Belém e conta com a presença de profissionais que orientam e avaliam as necessidades nutricionais de cada paciente. Até as 12h desta quinta-feira (20), cerca de 226 atendimentos foram feitos.

A expectativa é que esse número chegue a 300. Para conseguir ter resultado satisfatório na avaliação de quem está sendo atendido, os estudantes de nutrição que fazem parte da iniciativa realizam uma avaliação física através do teste de bioimpedância, ou seja, aferem o peso, altura, o Índice de Massa Corporal (IMC), etc. Além disso, orientações específicas são destinadas para quem tem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas com o emagrecimento. O objetivo dos profissionais é ajudar da melhor forma possível. 

VEJA MAIS

image Colesterol: Entenda o que é bom para a saúde e o que é mito sobre a gordura
Hábitos saudáveis e rotina de exercícios são essenciais para manter o nutriente dentro dos padrões considerados benéficos para o corpo humano

image Arroz e farinha ficam mais caros em Belém, mas feijão tem queda
Mesmo com redução, no entanto, pesquisas do Dieese aponta que o preço do feijão subiu mais de 20% em 2022

image Dia Mundial da Alimentação: entenda como a alimentação consciente pode impactar na vida da população
A nutricionista Yonah Figueira, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-7), Yonah Figueira, comentou sobre a importância da data, insegurança alimentar, ultraprocessados e outros assuntos inerentes ao Dia Mundial da Alimentação

A parcela da população que mais têm comparecido ao local do serviço é a feminina, inclusive as que possuem dificuldade de perder peso por conta do período de menopausa. Larissa Pilar, uma das nutricionistas que faz parte da ação, destaca que o atendimento tem abordado os problemas e as formas de contornar a situação. “Para o emagrecimento, a gente explica que a base é o déficit calórico e que é preciso reduzir a quantidade que consome, gastando mais um pouco. Então, incentivamos muito a prática de esportes”, diz.

A orientação nutricional também tem sido fundamental para outros tipos de problemas que merecem atenção e podem causar maiores dificuldades se o ritmo alimentício não for bem cuidado. “No caso de quem tem hipertensão, falamos sobre o não consumo de alimentos ultraprocessados, como linguiça, calabresa, salsicha e temperos prontos. Quanto aos diabéticos, a gente fala bastante sobre o consumo de fibras, ingestão de água, doces e adoçantes”, destaca Larissa. 

A nutricionista ressalta que a maior preocupação dos profissionais, atualmente, é com o constante desperdício de alimento que é observado. “No mundo de hoje, é porque muita gente está passando fome e o desperdício está muito grande, então a principal preocupação é com isso, para as pessoas fazerem melhor aproveitamento integral dos alimentos, comendo certo e ter acesso, de fato, a informações corretas, e não qualquer coisa que está saindo na mídia”, finaliza.

Saúde nutricional deve ser cuidada 

Francisco Silva, servidor público de 65 anos, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com as nutricionistas que participaram da ação. Para ele, a saúde é motivo de extrema atenção. “Sou uma pessoa muito preocupada com a saúde, principalmente com a nutrição, a gente tem que saber o que consome durante o dia pra não ficar doente. Aí, eu procuro me orientar, faço pesquisas, essas coisas, gosto de saúde”, relata.

Apesar de não se considerar no peso ideal, Francisco descobriu resultados positivos durante a consulta. “Meu resultado foi satisfatório, tem poucas coisas a acrescentar, mas estou bem. Achava que eu estava magro, mas a moça disse que minha idade e altura estavam de acordo. Eu procuro comer coisas saudáveis. Elas orientaram que eu procure comer proteínas, a gente não pode se medicar, tem que procurar orientação”, disse o servidor.

Serviço

Atendimento nutricional gratuito para a população - evento em alusão ao dia mundial da alimentação 
Local:
Shopping Pátio Belém - 2º Piso. Tv. Padre Eutíquio, 1078 - Batista Campos, Belém
Data: 17 a 21 de outubro - de 10h às 17h.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM