Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura de Belém alerta adolescentes e jovens para a prevenção das ISTs

O alerta reforça o serviço de testagem para HIV e sífilis

Gabriel Pires

Para alertar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente o HIV e a sífilis, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reforçou o serviço de prevenção e tratamento das doenças na capital. O HIV é uma infecção que tem testagem rápida disponível nas unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Belém), localizado na travessa Rui Barbosa, 1.059, bairro de Nazaré. O teste é gratuito, sigiloso, não dói e fica pronto em 20 minutos, bastando apenas que a pessoa leve o seu documento de identidade para acessar o serviço.

Caso o resultado do teste seja “não reagente” (negativo) para o HIV, a pessoa passa por um momento de aconselhamento para identificação de possíveis vulnerabilidades para a ocorrência de HIV, como pessoas que não utilizam preservativos nas relações, mesmo as casadas (relações estáveis), profissionais do sexo ou as que têm várias parcerias sexuais eventuais. Mas, se o resultado do teste for “reagente” (positivo), o tratamento para o HIV é garantido pelo SUS e a pessoa passa a ter acompanhamento no Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia).

VEJA MAIS

4º caso de cura de HIV acende a esperança de pacientes; veja locais de testes e tratamento em Belém
Ciência precisa avançar para que a cura chegue a todos, diz paciente em tratamento contra o HIV há 25 anos

Ananindeua passa a oferecer serviço de profilaxia pós-exposição de risco ao HIV
O serviço está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento

Varíola de macaco: entenda sobre a doença que tem se espalhado no mundo
Já são 131 casos confirmados da doença segundo a OMS; Sespa diz ainda não há indicação de barreira sanitária no Pará

Com relação à sífilis, a Sesma reforçou que é uma doença que tem tratamento e cura. Em caso positivo para sífilis, na própria unidade onde ocorreu a testagem deve ser feito o encaminhamento para o exame VDRL quantitativo, que definirá como se dará o tratamento, que na maioria dos casos é com medicamento injetável em três doses, disponível também nas unidades de saúde.

A Sesma também tornou permanente o “Painel Epidemiológico das ISTs”, plataforma para visualização de dados relativos às ISTs, notificados pela rede municipal de saúde de Belém no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A divulgação da novidade foi feita na última sexta-feira (12).

Acesse aqui o Painel Epidemiológico das ISTs!

“É fundamental começar o tratamento e permanecer se cuidando. Somente desta forma a pessoa fica livre de outras infecções que poderão levá-la a óbito. Toda pessoa que vive com HIV e se cuida segue a vida em frente, rumo a seus sonhos e objetivos. HIV não é mais sinônimo de morte, mas estar em tratamento é uma condição essencial para a vida. Não existe ainda cura para o HIV, mas o tratamento é tão eficiente que não há diferença na rotina de vida de quem vive com HIV e de quem não vive”, afirmou o coordenador de IST/Aids e Hepatites Virais pela Sesma, Edgar Barra.

Notificações HIV

De acordo com a atualização mais recente do Painel Epidemiológico das ISTs, de 30 de junho de 2022, em relação ao percentual, 70% dos casos notificados de HIV em Belém são de pessoas que se autodeclaram pardas. Em relação ao sexo de nascimento, 73% são homens, contra 26% de mulheres. Jovens de 18 a 29 anos correspondem a 3.973 casos notificados, sendo que a população de 30 a 39 totaliza 2.680 casos.

A responsabilidade de atualização do painel na Sesma é do Departamento de Vigilância à Saúde e do Núcleo de Promoção à Saúde. Nele constam dados importantes como quantidade de casos notificados por bairro, sexo de nascimento, idade, ano de notificação, que ficarão disponíveis para consulta. Acesse o QR CODE disponível nesta matéria para ter acesso ao Painel Epidemiológico das ISTs.

Segundo a Sesma, a informação é um diferencial estratégico para a prevenção, controle e tratamento das ISTs, tanto para a população, que pode ser afetada por um agravo, quanto para pesquisadores, pessoas sensíveis à causa, sociedade civil organizada e gestores em saúde pública.

“Quantos casos por ano de abuso sexual e novos casos de HIV, sífilis e de gravidez não desejada na adolescência nós poderíamos evitar se a conversa sobre o tema fosse mais aberta? O tabu de falar sobre a sexualidade de acordo com cada faixa etária, o preconceito de adultos em relação aos direitos de adolescentes e jovens e o pouco acesso e confiança que jovens têm em relação aos serviços de saúde sustentam o alto número de casos de adolescentes e jovens vivendo com HIV", lamentou Edgar Barra. Para ele, "quanto menos se fala sobre prevenção e direitos sexuais e reprodutivos, mais desinformado é o jovem em relação às ISTs, gravidez não desejada, ao acesso a serviços de saúde e tecnologias de prevenção”.

Teste rápido

A Sesma reforçou que há disponibilidade de testes rápidos para as ISTs nas unidades básicas e no CTA, as quais também estão abastecidas de preservativos internos e externos (masculinos e femininos), mas que a atitude de se cuidar é sempre de cada pessoa: a prevenção é individual. Cada pessoa é responsável pelas suas formas de prevenção que vão desde o uso de preservativos, até a seleção de parceiros (as) sexuais.

Profilaxia

Há também as formas medicamentosas de prevenção do HIV, como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), medicamento que se usado corretamente é capaz de prevenir a infecção pelo HIV. Essas tecnologias estão à disposição da população nos diversos serviços da Sesma.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM