Parque da Cidade ficará mais tempo aberto; saiba até quando o público pode visitar
Governo do Pará decidiu manter o espaço aberto por mais tempo, mesmo com o início da montagem da estrutura para a COP 30

O Parque da Cidade, em Belém, seguirá aberto à visitação do público até o dia 17 de agosto, segundo anúncio feito pelo Governo do Pará. Inicialmente, o local seria fechado no início do mês para iniciar os preparativos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em novembro de 2025.
A prorrogação da visitação foi definida para permitir que mais pessoas aproveitem o espaço, que vem funcionando em caráter experimental desde o final de junho. De acordo com dados do governo estadual, mais de 500 mil visitantes já passaram pelo local desde sua abertura.
VEJA MAIS
O Parque da Cidade será uma das principais áreas utilizadas durante a COP 30, abrigando a chamada Blue Zone (zona azul), área oficial do evento para as negociações entre chefes de Estado, diplomatas e lideranças globais. A montagem da estrutura para o evento será iniciada ainda em agosto, mas, segundo o governo, os trabalhos não interferirão no funcionamento do parque até o encerramento da visitação pública.
Até quando o Parque da Cidade ficará aberto?
O parque permanecerá aberto ao público até o dia 17 de agosto, com funcionamento diário das 8h às 22h (entrada permitida até as 21h30). Após essa data, os portões serão fechados para o início da instalação de pavilhões, plenárias, áreas de convivência, serviços de catering e escritórios das delegações
Localizado na Avenida Júlio César, com acessos também pela Avenida Senador Lemos, o Parque da Cidade ocupa uma área total de 500 mil m², dos quais 160 mil m² serão utilizados para a estrutura da Blue Zone, dentro de um perímetro de segurança de 240 mil m². O espaço, coordenado pela ONU, terá acesso restrito a credenciados, como chefes de Estado, negociadores e imprensa especializada.
Ao término da conferência, o Parque da Cidade será reaberto e continuará atendendo a população. Estão previstas duas novas estruturas permanentes no local: Centro de Economia Criativa e Centro Gastronômico.
Por que o Parque da Cidade será fechado em agosto?
O fechamento do Parque da Cidade será necessário para dar viabilizar a montagem das estruturas da COP. O espaço será transformado nas chamadas Blue Zone e Green Zone, áreas centrais da conferência, que exigem complexa infraestrutura diplomática, de segurança e de logística.
As zonas precisarão de ampla preparação com montagem de pavilhões, salas técnicas, sistemas de energia limpa, centrais de resíduos, além de estruturas para transporte sustentável.
A partir de agosto, o parque começará a receber equipamentos, estruturas modulares, reforço nos esquemas de segurança e outras adaptações coordenadas pelo Governo Federal, em parceria com a ONU. Toda essa preparação deve se estender até o início da conferência.
O que tem para fazer no Parque da Cidade?
- Skatepark olímpico;
- Quadras poliesportivas cobertas e ao ar livre;
- Campos de futebol society e quadras de areia;
- Academia ao ar livre;
- Playground com brinquedos molhados e de escalada;
- Pista de corrida, ciclovias, ecotrilhas;
- Mesas de pingue-pongue, balanços e área infantil;
- Colônia de férias pública;
- Esplanada das fontes.
Durante a conferência climática, todo esse espaço será incorporado à estrutura do evento e ficará fechado para visitantes comuns.
Qual o horário de funcionamento do Parque da Cidade?
De acordo com o cronograma divulgado pelo Governo do Estado, o funcionamento segue este padrão:
- Terça a domingo: das 8h às 22h;
- Segundas-feiras: fechado para manutenção pela manhã e à tarde, com reabertura às 18h até às 22h.
A manutenção semanal é considerada essencial para preservar a estrutura do parque recém-inaugurado, segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O espaço é gratuito e voltado para todas as idades.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA