Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Obras no trapiche de Icoaraci são concluídas neste sábado (25)

A estrutura passou mais de 10 dias em obras após o antigo flutuante afundar e mudar toda a rotina dos usuários do espaço

O Liberal

Os serviços de instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque do trapiche de Icoaraci foram concluídos, na manhã deste sábado (25).  Porém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) não informou previsão de quando os embarques e desembarques retornam para o local original. A travessia para Cotijuba foi transferida para o trapiche Chico Sampaio, em Outeiro.

VEJA MAIS

Trapiche de Icoaraci poderá ser liberado neste sábado (25)
Serviços abrangem outras estruturas portuárias em Belém para os passeios das férias de julho

Trapiche de Icoaraci só será liberado neste sábado (25/06)
A estrutura seria liberada na quinta-feira (23), mas a maré e outros problemas atrapalharam a liberação completa

O novo flutuante tem 15 metros de comprimento por 6 metros de largura. Já a rampa, que dá acesso à estrutura, tem 20 metros de comprimento por 3 metros de largura. Essa nova estrutura do trapiche vai restabelecer a normalidade na travessia para Cotijuba e demais ilhas, não comprometendo o inicio das férias do mês de julho. Tradicionalmente, esse período atrai grande fluxo de veranistas para essa região do município. As obras em outros pontos do trapiche, no entanto, continuam. Uma nova etapa já começa na segunda-feira (27).

Deivison Alves, secretário municipal de Urbanismo, explica que tanto o trapiche de Icoaraci quanto o de Cotijuba estão recebendo novos flutuantes e rampas de acesso. “O trapiche de Icoaraci também está recebendo serviços de revitalização. Estamos realizando uma pintura, reforma da nova cabine de vendas de passagens, manutenção da iluminação pública e acessibilidade”, destacou.

Linha hidroviária municipal entre Icoaraci e Cotijuba é transferida para Outeiro
A travessia é provisória devido às obras realizadas no trapiche de Icoaraci

Por nota, a Prefeitura de Belém informou que agora que as obras foram concluídas, a liberação do trapiche para uso da população depende da Capitania dos Portos. A comunicação da conclusão das obras já foi feita à instituição. Somente após a autorização, a Semob vai informar o retorno dos embarques e desembarques no trapiche.

Trapiche de Cotijuba também receberá obras

Em Cotijuba serão dois flutuantes ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura que vai ligar os flutuantes ao trapiche. Deivison Alves acrescentou que a pracinha do trapiche de Cotijuba também está recebendo serviços de revitalização como parte da ação operação Verão da Gente 2022.

Mulher quase cai em rio ao tentar entrar em barco que partia de trapiche; vídeo
As imagens viralizaram nas redes sociais e renderam vários memes na web

“Esses flutuantes têm sistema de atracação e amarração em estacas metálicas, que foram fixadas no fundo rio por meio de spuds. As estacas precisam ser muito bem fixadas, porque o rio nesse local tem profundidade de oito metros”, explica o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Marco Bessa, fiscal da obra.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM