Obras na Basílica Santuário: espaço para fiéis está reduzido para reforma

Apesar da limitação do espaço, não houve alteração da programação da Igreja e, até o Círio, em outubro, o espaço dos fiéis deve estar totalmente reformado

O Liberal

As obras de restauração e conservação da Basílica de Nazaré avançaram e reduziram o espaço dentro do Santuário, no bairro de Nazaré, em Belém. Os andaimes que serão utilizados nos reparos, já estão montados e darão início à segunda etapa dos trabalhos. Segundo a assessoria da Basílica, as obras têm duração de 18 meses, porém, a expectativa é de que o espaço que é ocupado pelos fiéis (centro e laterais da igreja) já estará pronto a tempo do Círio de Nazaré.

VEJA MAIS

image Obras na Basílica: segunda etapa do restauro inicia nesta semana
O funcionamento e programação da Igreja seguem sem alterações; confira

image Quarta-feira de cinzas: fiéis celebram início da quaresma na Basílica Santuário
A cerimônia abre a agenda da igreja católica o período de preparação para a Páscoa

Nesta fase da obra, reparos serão feitos no forro e telhado. Apesar da limitação do espaço, não houve alteração da programação da Igreja. As missas e celebrações seguem em seus respectivos horários, divulgados amplamente nas redes sociais da Basílica Santuário. Durante as missas, os trabalhos são suspensos até o fim das cerimônias.

Maria das Dores Macêdo 71, é aposentada e frequentadora da Basílica Santuário. Ela disse que até o momento a obra não está atrapalhando para o andamento das missas, pois ela sempre tem o cuidado de chegar mais cedo para sentar em um bom lugar.

"Se estão fazendo a obra é porque é necessário. Nesse caso, eu procuro chegar mais cedo para sentar em um lugar que eu consiga acompanhar a missa”, explica Maria das Dores.

Iolita Mdeiros, 76, também é frequentadora assídua da Basílica Santuário e demonstra que está compreensiva diante da obra. “A gente sabe que a igreja estava precisando dessa obra, portanto, nós precisamos ter paciência. Até porque eu venho aqui pela minha fé e devoção. Por isso não vejo a obra como impecilho”, diz a aposentada.

Durante a segunda fase da obra, ficará interditado o centro da Igreja e todo o lado esquerdo, que já estava em isolamento para a primeira fase dos trabalhos. Essa medida é necessária para que a obra avance com os reparos no forro e telhado.

Para o Círio 2024, de acordo com o engenheiro responsável pela obra, Marcus Valente, a expectativa é de que a parte central e as laterais da igreja já estejam livres para os fiéis, com a capacidade total dos bancos liberados.

É a primeira vez que o centenário prédio religioso passa por uma recuperação total. Erguida há mais de 100 anos, a Basílica Santuário é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará.

Além da importância histórica, arquitetônica e cultural, a Basílica Santuário é única, em toda a região Norte e carrega consigo o selo do centenário, uma honraria que coloca em evidência mundial, o prédio religioso da Amazônia.

Foram instaladas telas de proteção, isolamento das cadeiras laterais à esquerda, onde os serviços se concentram, neste momento, e esta proteção será estendida para a área central da igreja também.

O restauro, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio de Lei federal de incentivo à cultura, segue protocolos de segurança, que fazem parte das medidas de proteção e permitem aos fiéis acompanhar a obra, fazer suas orações e participar das celebrações. 

A Vale participou de todo o projeto de conservação, restauração e requalificação da Basílica de Nazaré. A iniciativa de restauração da Basílica se une a um conjunto de outras ações realizadas no Pará e na Amazônia.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM