CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: sobreviventes reencontram pescador que os resgatou em evento na Alepa

O encontro ocorreu durante uma reunião promovida pela Comissão de Estudos do Transporte Fluvial de Passageiros do Estado, da Alepa

O Liberal
fonte

Durante uma reunião promovida pela Comissão de Estudos do Transporte Fluvial de Passageiros do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na manhã desta quarta-feira (14), o pescador Rafael Lobato Castro, 37 anos, reencontrou o casal Raimundo Ferro, 65 anos, e Diva Seabra Oliveira, 69 anos, sobreviventes do naufrágio da lancha "Dona Lourdes II", ocorrido em setembro deste ano, próximo à Ilha de Cotijuba, no nordeste do Pará.

A reunião foi instituída pelo deputado Orlando Lobato, presidente da Comissão, onde foram ouvidos usuários do transporte fluvial, sobreviventes e o primeiro pescador que chegou ao local do naufrágio, além de líderes de municípios pertencentes à região do Marajó e da Tocantina. A representação foi instalada a partir da necessidade de averiguar como ocorreu as circunstâncias da tragédia. O pescador e o casal sobrevivente participaram presencialmente da reunião que foi realizada de forma semi-virtual.

VEJA MAIS

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: reflutuação do barco é de responsabilidade da proprietária, diz Segup
O naufrágio da embarcação “Dona Lourdes II” completa dois meses desde que ocorreu na Baía do Marajó e matou 23 pessoas

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: Justiça nega pedido soltura comandante da lancha Dona Lourdes II
Defesa deve recorrer à decisão.

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: liberdade não inocenta comandante, diz advogado de defesa
Marcos Oliveira, comandante da lancha 'Dona Lourdes II', está preso desde 13 de setembro e ganhou, na última quarta-feira, 2, parecer favorável à soltura por parte do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA)

O casal são pais da professora Brenda Seabra Oliveira,  34 anos, e avós de Lívia Vitória, de dois anos e sete meses, vítimas fatais do naufrágio. Na ocasião, Dona Diva contou em detalhes os momentos anteriores à embarcação afundar até o seu resgate. “A viagem, apesar da maresia, estava se desenrolando normalmente. E quando chegamos próximo da Ilha de Cotijuba, percebemos movimentação e algo estranho entre os tripulantes e o comandante”, disse a sobrevivente.

“E quando vimos, rapidamente estava entrando água, então o comandante largou o timão e subiu, ficamos desesperados, quem podia pegar o colete colocava. Por sinal, meu esposo ficou sem colete, eu vi que minha filha estava desesperada, e fiquei com a filha dela, ela pegou e colocou o colete em mim e acho que ela conseguiu amarrar o colete nela. E foi neste momento que a vi indo pra frente da embarcação e depois não a vi mais”, relembrou.

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: novo processo licitatório será aberto para reflutuação da lancha
O primeiro processo licitatório foi aberto dia 22 de setembro, mas não houve propostas de empresas interessadas em realizar o trabalho; um novo deve ser aberto na próxima quinta-feira, 20, diz Segup

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: DNA comprova que corpo é da menina Sofia Loren, diz família
Família vem a Belém para a liberação do corpo nesta terça-feira, 18, e deve voltar para Salvaterra na quarta, 19, para realizar o velório

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: comandante da lancha é indiciado por 'homicídio com dolo eventual'
Crime é quando a pessoa assume o risco de que suas atitudes possam resultar na morte de outra. O indiciamento é a conclusão do inquérito da Polícia Civil do Pará

Relembre o caso

A lancha "Dona Lourdes II", de responsabilidade do comandante Marcos de Souza Oliveira, naufragou no dia 8 de setembro deste ano, na Baía do Marajó, próximo à Ilha de Cotijuba, em Belém. O naufrágio resultou na morte de 23 pessoas (13 mulheres, seis homens e quatro crianças). Os sobreviventes foram 66. No dia 18 de outubro, mais de um mês após a tragédia, o corpo da última vítima do naufrágio, Sofia Loren, de quatro anos de idade, foi identificado após passar por exame de DNA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM