CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores do centro de Belém reclamam da coleta de lixo

A esquina da Jerônimo Pimentel com D. Pedro I amanheceu com um montante de lixo

Bruna Lima

Moradores de bairros do centro de Belém denunciam a falta de coleta de lixo em alguns pontos dos bairros do Umarizal, Campina e Comércio. Na tarde desta segunda-feira (28) a reportagem fez um tour pela cidade e chegou a encontrar alguns focos de lixo. Acionada pela redação integrada de O Liberal, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disse que enviará uma equipe aos locais apontados. Se for constatado o problema, notificará a empresa responsável pelo serviço, para que a coleta de lixo na área seja regularizada.

VEJA MAIS

image Aterro de Marituba: quatro dias antes de fechamento, destino do lixo preocupa população
O aterro sanitário recebe resíduos sólidos domiciliares de Belém, Ananindeua e Marituba, que juntos somam cerca de 40 mil toneladas por mês

image Coordenador de arte visual Jefferson Ferreira denuncia acúmulo de lixo na Pedro Álvares Cabral
Por conta do acúmulo de lixo e também de entulho, o denunciante diz que os ciclistas não conseguem mais trafegar pela área

image Comerciante Mário Queiroz reclama de buracos e lixos na travessa do Chaco
Moradores afirmam que a falta de coleta do lixo na área que tem sido frequente

image Justiça suspende licitação para serviços de limpeza urbana em Belém; prefeitura diz que vai recorrer
A decisão ocorre em meio ao impasse relacionado ao problema do lixo na Grande Belém, já que daqui a exatamente um mês, o Aterro de Marituba deve encerrar atividades e nada ainda foi definido a respeito do destino dos resíduos sólidos

Na esquina da D. Pedro I com Jerônimo Pimentel, no Umarizal, um amontoado de lixo provocou a indignação de alguns moradores e comerciantes logo no início da manhã. Liane Lima, que tem uma barraca onde vende guaraná em pó, disse que a sujeira afasta o público. "Hoje eu cheguei e tinha um monte de lixo. Eu fico bem sem graça diante dos clientes, pois aqui é um local que vende alimentos e eles não se sentem à vontade para consumir", diz a jovem.

Liane acrescenta que por volta das 10h o lixo foi recolhido. "É uma situação bem complicada para nós", reclama. Rosemary Maciel, que também trabalha na Praça Brasil com venda de alimentos, diz que a coleta geralmente é feita a partir das 22h.

VEJA MAIS

image Moradores de Breves denunciam fumaça de lixão que invade a cidade
Moradores de Breves denunciam fumaça de lixão que invade a cidade

image Fórum Permanente Fora Lixão de Marituba apoia federalização
Grupo que luta pela desativação do aterro de Marituba acredita que a ação do MPPA reconhece as violações de direitos sanitários denunciados há anos pelos moradores

"Cada barraca fica responsável por fazer a limpeza da sua área. Geralmente a gente deixa o lixo na esquina, mas, além disso, quando o caminhão chega eles passam pelas barracas e perguntam se ainda tem algo para recolher. Eu não sei dizer o motivo da demora da coleta de ontem", relatou. De acordo com Rosemary, de segunda a sábado os garis fazem a limpeza na praça.

Nos bairros da Campina e do Comércio foi possível constatar amontoados de lixo em várias esquinas. Na rua Ó de Almeida, onde o espaço para passagem dos pedestres nas calçadas já é bem reduzido, uma havia muitos pontos de descarte tomados por lixo. Na rua Gaspar Viana a mesma situação, pedestres tendo que desviar do acúmulo de lixo deixadoi sobre os corredores de circulação.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM