Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Coordenador de arte visual Jefferson Ferreira denuncia acúmulo de lixo na Pedro Álvares Cabral

Por conta do acúmulo de lixo e também de entulho, o denunciante diz que os ciclistas não conseguem mais trafegar pela área

O Liberal

Moradores de Belém reclamam que já faz um mês que a coleta de lixo não é feita na avenida Pedro Álvares Cabral, no trecho da esquina da avenida Tavares Bastos, no bairro da Marambaia. Por conta disso, a calçada da área virou um "lixão a céu aberto" e atrapalha o fluxo de carros e de ciclistas, pois os resíduos invadem a ciclofaixa. O coordenador de arte visual Jefferson Ferreira conta que os ciclistas não conseguem mais trafegar pela área e acrescenta que ao longo da avenida Pedro Álvares Cabral, até o Entroncamento, há vários pontos com lixos.

image O denunciante alega que o acúmulo de lixo começou no mês de julho (Reprodução / Você Repórter)

"Eles jogam lixo há mais de meses. Inclusive, começou o acúmulo de lixo no mês de julho e, agora, não se passa mais nada. Antigamente, pelo menos, vinha uma caçamba e retirava os lixos. Isso acontecia uma vez a cada semana, agora não mais", disse Jefferson.

VEJA MAIS:

image Mais lixo: falta de separação de resíduos na Cremação prejudica a vida de coletores
De acordo as denúncias, a população descarta resíduos de forma inadequada, misturando restos de materiais de construção com resíduos orgânicos e plásticos

image Criador de conteúdo Gera Wellington alerta para ponto crônico de descarte de lixo em Icoaraci 
Segundo denúncias, são descartados vários tipos de resíduos de forma irregular na avenida Contorno Leste, no bairro Campina

image Comerciante Mário Queiroz reclama de buracos e lixos na travessa do Chaco
Moradores afirmam que a falta de coleta do lixo na área que tem sido frequente

Segundo o denunciante, há vários carroceiros jogando lixo no local. A comunidade tenta impedir que os infratores continuem jogando os entulhos, mas são agredidos verbalmente e recebem ameaças de brigas. Para jogar lixo no espaço, eles recebem em torno de R$ 20 ou R$ 30 reais. "Não adianta a gente reclamar, os carroceiros ficam bravos e chateados porque a gente fica chamando atenção", acrescenta o denunciante.

No espaço, há diversos tipos de lixos como pedaços de madeira, plásticos, materiais orgânicos e galhos de árvores. As denúncias apontam que o atraso da coleta seletiva ocasionou no crescimento do lixão a céu aberto, já que o local virou ponto irregular para descarte de lixos e entulhos. Os resíduos tomaram a calçada por completo e os lixos podem invadir a pista que possui alto tráfego de veículos.

image O lixo gera transtorno para a comunidade local (Reprodução / Você Repórter)

"Isso aqui é uma porcaria, está imundo, isso fede e não tem respeito nenhum. O ciclista precisa pegar a pista para poder atravessar, ele vai para o meio-fio e corre o risco de ser atropelado. Isso é ruim, fica difícil pra gente, pois é complicado trabalhar e andar com esse monte de lixo", desabafa Jefferson. 

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por nota enviada nesta quarta-feira (23), que uma equipe fará visita ao local. Se constatado o problema, o órgão irá notificar a empresa responsável pelo serviço, para que a coleta de lixo na área seja regularizada.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS