MENU

BUSCA

Guaraná da Praça Brasil: conheça a origem calórica do ‘milkshake amazônico’ mais famoso de Belém

A bebida energética, que hoje em dia é mais consumida por pessoas que estão em busca de lazer, surgiu na capital paraense nos anos 90 "atrelada" à atividade física ao ar livre

Amanda Martins

As barracas de “guaraná da Amazônia", como é conhecido o xarope da fruta batido com açaí, leite em pó e amendoim, são marca registrada por quem passa pela Praça Brasil, no bairro do Umarizal, em Belém. O delicioso “milkshake” paraense conquistou o paladar dos populares e tornou-se um dos alimentos mais consumidos por quem visita o espaço de lazer, seja para praticar atividade física ao ar livre ou para aliviar o calor do final da tarde. 


VEJA MAIS

Beber guaraná é sinônimo de lazer

Patrícia Lima, de 39 anos, é uma das donas de barracas de produção de guaraná na Praça Brasil. A vendedora, que trabalha há 20 anos com o produto, afirmou que o milkshake amazônico é mais procurado por visitantes, que desejam degustar o líquido no final da tarde, seja acompanhado da família, sozinhos ou entre amigos.  

“Durante uma das minhas vendas, já recebi um pedido inusitado de um cliente, que foi pedir para ser feito só com catuaba, e um outro, misturando açaí com cupuaçu. A gente avisa, mas cada um com a sua dor”, disse a barraqueira aos risos. 

Belém