Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Grupo Liberal é selecionado em programa da Google News Initiative

O programa de apoio ao crescimento selecionou um total de 100 empresas de comunicação do Brasil, com o apoio de entidades representativas, como a Ajor, a Aner e a ANJ

O Liberal

O Grupo Liberal está entre as empresas selecionadas para o programa Local Lab Brasil, da Google News Initiative. A proposta é apoiar o crescimento sustentável de empresas jornalísticas do país, sejam elas veículos nativos digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão. A iniciativa conta com o apoio das organizações Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e Associação Nacional de Jornais (ANJ). As atividades começam em agosto deste ano e seguem até março de 2023.

Por 10 meses, os 100 veículos selecionados receberão análises técnicas aprofundadas e treinamento da Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios. Dentro do programa estão previstos encontros com especialistas e consultores e simulações de diferentes situações para desenvolvimento de estratégias de negócios.

VEJA MAIS

Eleições 2022: YouTube seleciona O Liberal para checagem de informações sobre a Amazônia
Entre mais de 160 projetos inscritos, apenas seis organizações de notícias do país foram selecionados pelo ICFJ e Youtube Brasil para receber fundos e mentoria para combater desinformação

Empreendedores participam de debate sobre práticas e investimentos com critérios de sustentabilidade
O evento faz parte de uma das ações proporcionadas pelo programa de impulsionamento de startups paraenses LibVenture

Grupo Liberal terá demanda especial para o verão paraense
Cobertura irá ocorrer em diversas regiões do Pará

O head de Estratégia Digital do Grupo Liberal, Rafael Silveira, explica que a oportunidade vai acelerar o aprendizado e a transformação que o veículo tem passado em diversos setores. “As equipes que vão ter a oportunidade de participar desse treinamento vão ser literalmente aceleradas no curso de formação digital por conta do privilégio de estarmos com esse conteúdo curado pelo Google. Vai acelerar a nossa transformação digital sobre várias áreas, inclusive conteúdo, tecnologia, produto e comercial”, diz.

Para o diretor de conteúdo do Grupo Liberal, Daniel Nardin, a escolha é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido e do potencial de ainda maior crescimento. "Temos tido excelentes resultados em todas nossas plataformas, com mais venda avulsa e assinantes no impresso, maior audiência no site OLiberal.com e maior alcance e engajamento nas nossas redes sociais, isso citando apenas essas plataformas. A escolha é um reflexo disso e também uma grande oportunidade de melhorarmos ainda mais e quem ganha com isso é nosso leitor, nosso internauta, quem constrói conosco nosso conteúdo", destaca o jornalista.

Duas consultorias externas farão parte das atividades: a Racoon.Monks, que cuidará da parte de análises técnicas, workshops, implementações e validações; e a Hypertext, que cuidará de toda a parte de desenvolvimento de negócios com pesquisas de aprofundamento de estratégia e simuladores de negócios. Os consultores vão reforçar técnicas como posicionamento SEO, performance e velocidade do site, ranqueamento, monetização a partir de publicidade e melhoria da experiência do usuário.

“Parabéns a todas as selecionadas pelo Local Lab. Esperamos que o programa seja uma ponte para o desenvolvimento de iniciativas jornalísticas de cada vez mais alcance e impacto. Organizações de jornalismo local cumprem um papel fundamental na democratização do acesso à informação de qualidade por todo o Brasil, e impulsionar a sustentabilidade financeira e de negócios destas iniciativas contribui para um ecossistema midiático mais diverso e plural”, declarou Maia Fortes, secretária executiva da Ajor.

Meta e Youtube também já possuem projetos com Grupo

Além do programa Local Lab Brasil, o Grupo Liberal já havia sido selecionado para outro programa junto à Google. O programa “Jogo Limpo”, uma iniciativa do International Center For Journalists (ICFJ), em parceria com o YouTube Brasil, selecionou apenas seis projetos em todo o país. O Grupo Liberal foi a única organização de notícias da Amazônia selecionada. Os veículos do grupo vão analisar e fazer a checagem do que dizem os candidatos sobre a região durante as eleições. O projeto Comprova e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apoiam e acompanham o trabalho.

Projeto de O Liberal e Meta seleciona criadores de conteúdo pelo Pará
As inscrições para monitoria de criação de conteúdo e ajuda de custo iniciam neste domingo (01). Projeto inédito no Estado vai mostrar curiosidades, história e potencial turístico de seis regiões do Estado.

Já o projeto "É Pará Isso", em parceria com a Meta (Facebook e Instagram), está em curso e resultou em diferentes conteúdos multiplataforma de várias regiões do Pará. Seis criadores de conteúdo selecionados trazem curiosidades com uma linguagem das redes sociais e do jornalismo. O projeto tem apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner). Os produtos podem ser conferidos em oliberal.com/e-para-isso e no Instagram @oliberal e na página de O Liberal no Facebook.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM