CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feirantes estão na expectativas sobre obras no mercado da Terra Firme

Para realizar esses trabalhos, Semob interditou um trecho da avenida Celso Malcher

Dilson Pimentel

Para realizar a obra de requalificação e revitalização do mercado da Terra Firme, a Prefeitura de Belém interditou um trecho da avenida Celso Malcher. A interdição começou no dia 22 deste mês, uma sexta-feira, e ocorre no trecho entre as ruas 24 de Dezembro e São Domingos. A interdição ocorrerá até o dia 17 de janeiro de 2023.

E os feirantes estão na expectativa da realização das obras e, principalmente, sobre os resultados desses trabalhos. Marinildo Souza, de 28 anos, disse que a interdição não está atrapalhando as vendas dos feirantes. Trabalhando há quatro anos no local, onde vende frutas, ele disse que a expectativa é de que as obras melhorem a vida dos trabalhadores e, também, dos consumidores. “Depois da reforma, vão mexer na Celso Malcher, vão ajeitar a rua”, disse.

VEJA MAIS

image Feiras provisórias começam a ser construídas no Guamá, mas alternativa não atende a expectativas
O Mercado da Farinha e o Complexo do Guamá passarão por reformas e os trabalhadores terão que ser realocados para continuar os serviços

image Farinha faz bem? Entenda mais sobre o alimento da cultura do Pará e veja como fazer caribé
Diferente da farinha lactea, da farinha de trigo, farinha de amendoas e farinha de arroz, a farinha de mandioca tem propriedades específicas que entraram na tradição do Pará

image Belém recebe feira de produtos de verão
Lançamentos e tendências em roupas de praia e acessórios são destaque em evento que ocorre até 10 de julho

Vendedor de frutas, Antônio Andrade tem 66 anos de idade e trabalha na feira há 40. Ele também afirmou que a interdição da avenida não prejudicou suas vendas. Antônio disse que as vendas estão fracas porque, de férias, muita gente está viajando. Ele também afirmou que a torcida é para que, terminada a reforma do mercado, sejam padronizadas as barracas dos feirantes.

Vendendo verduras e legumes, Lúcia Helena Souza, 63, trabalha há 40 anos na feira. Ela acredita que, quando a obra terminar, os feirantes serão remanejados para dentro do mercado, saindo, assim, da rua. Lúcia disse que, por enquanto, as vendas não foram afetadas pela interdição da avenida Celso Malcher.

A obra de requalificação e revitalização do mercado da Terra Firme é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), em convênio com o Governo do Estado. Pelo projeto, o prazo de execução dos serviços é de oito meses e toda a obra está orçada no valor de R$ 3.119.683,35.

image Com a reforma, a avenida Celso Malcher precisou ter tráfego de veículos interrompido (Ivan Duarte / O Liberal)

Secon

Em nota, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) informou que, conforme acordado com os feirantes nas audiências públicas, serão montadas feiras provisórias, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades econômicas dos feirantes e do abastecimento da população durante as obras no Mercado da Terra Firme.

"A Secon ressalta, ainda, que a Prefeitura de Belém disponibilizará equipamentos padronizados para que os permissionários possam atuar de forma segura e dentro das regras sanitárias, priorizando espaços próximos aos mercados em reforma", detalhou a nota.

No caso do Mercado da Terra Firme, a feira provisória ficará na pista da Av. Celso Malcher, no trecho entre as ruas 24 de Dezembro e São Domingos, e abrigará, temporariamente, os 102 feirantes e 184 auxiliares que já atuam dentro do mercado, até a entrega do novo espaço. "A Secon informa também que o remanejamento desses trabalhadores inicia no próximo mês de agosto", acrescentou a nota.

Sobre os feirantes que já atuam nas calçadas da Av. Celso Malcher, a Secon ressaltou que as atividades vão continuar normalmente como atividade de feira livre, e que, após a entrega do novo mercado, o órgão irá realizar uma ação para reordenar os equipamentos dos feirantes da área externa. 

Desvios

No início da manhã de sexta-feira, 22,  a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditou a avenida Celso Malcher, no trecho entre as ruas 24 de Dezembro e São Domingos.

E, em função da interdição, as linhas de ônibus que trafegam nesse perímetro da Celso Malcher e que compõem o sistema de transporte público de passageiros, terão seus itinerários desviados da seguinte forma:

Linha 323 – Canudos – Pça. Amazonas fará:

Sentido Bairro – Centro: rua São Domingos, Av. Tucunduba, Rua da Olaria, rua Silva Rosado, a destino.
Sentido Centro – Bairro: rua Silva Rosado, rua da Olaria, Av. Tucunduba, rua São Domingos (até o Ponto Terminal).

Linha 324 – Canudos – Pte. Vargas fará:

Sentido Bairro – Centro: Av. Celso Malcher, rua São Domingos, Av. Tucunduba, rua da Olaria, rua Silva Rosado, a destino.
Sentido Centro – Bairro: rua Silva Rosado, rua da Olaria, Av. Tucunduba, rua São Domingos, Av. Celso Malcher (até o Ponto Terminal).

Linha 326 – Canudos II – Pça. Amazonas fará:

Sentido Bairro – Centro: Av. Tucunduba, rua da Olaria, rua Silva Rosado, a destino. 
Sentido Centro – Bairro: rua Silva Rosado, rua da Olaria, Av. Tucunduba (até o Ponto Terminal).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM