7 de setembro: desfile cívico-militar reúne milhares de pessoas na Presidente Vargas, em Belém
Programação reuniu autoridades, militares e população em homenagem à Independência do Brasil

Na manhã deste domingo (7/9), às 9h30, foi realizado o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, na Avenida Presidente Vargas, em Belém. O evento, que marca a celebração dos 203 anos da Independência do Brasil, contou com a participação de autoridades estaduais, militares das Forças Armadas e membros das forças de segurança pública para homenagear o Dia da Pátria.
Sob coordenação do Governo do Estado do Pará e com apoio do Exército Brasileiro, o desfile contou com um público estimado em 20 mil pessoas e a participação de cerca de 7 mil integrantes, entre militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), integrantes de órgãos da segurança pública e de instituições estaduais e municipais.
O governador Helder Barbalho, acompanhado da primeira-dama Daniela Barbalho, e a vice-governadora Hana Ghassan estiveram presentes na cerimônia, que teve duração total de aproximadamente três horas e foi acompanhada por grande público ao longo da avenida.
O desfile cívico foi encerrado por volta das 10h15, dando continuidade ao desfile militar, que seguiu até às 12h30, encerrando oficialmente a programação em Belém.
Ao final do evento, Helder Barbalho parabenizou a população pela presença massiva e destacou a importância da data. "Gostaria primeiramente de parabenizar a sociedade brasileira por sair às ruas no dia de hoje para festejar 203 anos da independência do Brasil, festejar a participação popular."
"Este é um momento que fortalece a soberania do Brasil, que fortalece a união em torno de um país que seja capaz de servir à sua libertação, servir aos brasileiros e cuidar da nossa população. Fortalecidos a partir da democracia plena e das garantias de uma sociedade livre em um país democrático", completou o governador.
Sobre o Desfile Cívico-Militar de 2025
A Marinha do Brasil participou com 610 militares, incluindo o Comandante e o Estado-Maior, além da Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. O efetivo desfilou com viaturas e embarcações utilizadas em atividades de fiscalização e salvaguarda da vida no mar.
O Exército Brasileiro apresentou 970 militares, além de 450 alunos do Colégio Militar de Belém (CMBel). Foram utilizadas viaturas especializadas, como motocicletas de combate, obuseiros, morteiros, blindados Guarani e embarcação de combate Guardian.
VEJA MAIS
A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve representada por 330 militares de nove organizações militares e dois esquadrões aéreos, envolvidos em missões de defesa, transporte e busca e salvamento.
A Polícia Militar do Pará mobilizou 544 integrantes a pé, além de 80 alunos motorizados e da cavalaria. Também se apresentaram a banda da corporação e diversas viaturas. O Corpo de Bombeiros desfilou com 302 integrantes, organizados em cinco pelotões especializados e 10 viaturas de resgate.
A Polícia Civil realizou um desfile motorizado com dez viaturas, incluindo veículos blindados e especializados, enquanto a Guarda Municipal de Belém levou à avenida 190 guardas, além de viaturas e motos.
Outras instituições também participaram do desfile, como o Movimento Bandeirante, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defensoria Pública, o Detran, o grupo Feras Motoclube, a Escola Madre Celeste, a Cruz Vermelha e a Igreja Assembleia de Deus.
O Comandante Militar do Norte, general José Ricardo Vendramin, também celebrou a realização do evento e destacou o papel estratégico da organização como preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém.
"Tivemos um desfile impecável. Com um dia de grande alegria, eu posso também lhes assegurar que isso também é um treinamento para a COP 30", disse o general.
"Toda essa movimentação de militares e civis nas ruas de Belém, para ser bem organizada e sair da maneira como saiu, é uma prova de que nós estamos no caminho certo, nos preparando adequadamente para a COP30 este ano."
Segurança e trânsito
Para garantir a segurança e o ordenamento do trânsito na região, a Secretaria de Segurança Pública (Segup), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Pará (PMPA) e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) coordenaram bloqueios em pontos estratégicos.
A Segup também instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) na Rua da Paz com a avenida Presidente Vargas, local estratégico para monitoramento em tempo real, com apoio das câmeras do Centro Integrado de Operações (CIOp). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizou sobrevoos e monitoramento aéreo durante toda a programação.
Celebrações em Castanhal
O município de Castanhal, na região nordeste do Pará, também promoveu seu tradicional desfile cívico-militar, na avenida Quintino Bocaiúva, em frente à Praça do Estrela.
A abertura foi feita pelo 5º Batalhão de Policiamento Militar, que levou um efetivo de 160 homens à avenida, com destaque para os grupamentos Águia, viaturas, guarda-bandeira e três pelotões. O desfile contou ainda com a participação da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar e do Tiro de Guerra, representando o Exército Brasileiro.
Na sequência, cerca de 20 escolas da rede municipal deram continuidade à programação, levando para a avenida temas como sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, agricultura familiar e valorização dos garis. A Escola Latife Jatene abriu o bloco educacional. O evento reuniu famílias, autoridades locais e estudantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA