Falta de energia em colégio prejudicou candidatos do Enem, em Belém
Horário da prova foi estendido até 10 da noite. Alguns desistiram de fazer o exame.
A falta de energia no colégio Premium, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, prejudicou alunos que iam fazer a prova do Enem, neste domingo (21). Quando o restabelecimento foi normalizado, alguns estudantes não tinham mais estrutura emocional para se concentrar na prova. Outros desistiram e, agora, querem saber se haverá uma nova aplicação do exame para esses candidatos.
VEJA MAIS
Fabiany Amaro, 17 anos, disse que ela e outros alunos desistiram sem a garantia de que será feita uma reaplicação da prova. “Não tinha como fazer a prova no escuro. Ficamos três horas sem energia”, contou. Houve um momento em que os alunos foram liberados para o pátio da escola, porque estava muito quente na sala.
“No pátio, a gente soube que tinha salas onde entregaram a prova. Tinha gente que já sabia o tema da Redação. Tinha alunos com celular lá, sendo que não podia. Enfim, trocaram informações”, contou. Quando a energia voltou, os alunos retornaram para a sala. “Na minha sala, ninguém abriu a prova, ninguém sabia de nada e tinha turma que já estava com a prova na mão, já sabia o tema da Redação. Um absurdo”, afirmou Fabiany
A falta de luz desestabilizou os alunos. “Teve menina chorando na minha frente”, afirmou. “Não consegui ler a prova direito. Já havia me desconcentrado e estava injusto. Algumas pessoas receberam a prova, já sabiam o tema e tinham aberto a prova. Enfim, um caos”, acrescentou. O horário da prova foi estendido até estendido até 22 horas.
A Equatorial Energia Pará informou que, devido à queima do transformador que atende o Colégio Premium, o fornecimento de energia foi interrompido no local das 13h27 até às 15h35. Na escola, estava sendo aplicado o Enem. As equipes técnicas da distribuidora estiveram no local e realizaram os serviços necessários para restabelecer o fornecimento de energia na escola.
“Devido ao imprevisto, o Inep estabeleceu que a prova encerraria mais tarde, neste local. Também foi oferecido, pelo Instituto, a possibilidade dos inscritos realizarem o certame em outra data”, informou a Equatorial.
Em nota, o Inep informou que, conforme previsto nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, os participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação de qualquer um dos dias de aplicação de provas poderá solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro.
O participante que tiver a solicitação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA