CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia de jogo do Brasil muda expediente em Belém; veja como funcionam órgãos públicos na Copa do Mundo

Decretos do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém estabeleceram horários especiais para os servidores durante as partidas da Seleção Brasileira

Hannah Franco
fonte

Com a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, muitos paraenses têm dúvidas sobre o funcionamento das repartições públicas nos dias de jogos do Brasil. Em Belém, tanto o Governo do Pará quanto a Prefeitura publicaram decretos que alteram, de forma excepcional, o expediente dos órgãos estaduais e municipais, permitindo flexibilização de horários para os servidores sem interromper os serviços considerados essenciais.

O decreto estadual foi publicado em 16 de junho e é assinado pela governadora Hana Ghassan. Três dias depois, em 19 de junho, a Prefeitura de Belém publicou o Decreto nº 114.485/2026, assinado pelo prefeito Igor Normando, estabelecendo regras semelhantes para os órgãos da administração municipal.

VEJA MAIS

image Governo do Pará altera expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo; veja os horários
Decreto prevê que áreas essenciais, como saúde e segurança pública, mantenham escalas de serviço para garantir o atendimento à população

image Copa do Mundo movimenta bares e restaurantes de Belém para transmissão dos jogos
Pesquisa da Abrasel aponta que 80% dos estabelecimentos que vão transmitir os jogos esperam crescimento no fluxo de clientes durante a competição

Como fica o expediente nos órgãos públicos?

As regras adotadas pelo Governo do Pará e pela Prefeitura de Belém seguem o horário das partidas da Seleção Brasileira. Assim, o encerramento do expediente será antecipado conforme o início dos jogos.

Confira:

  • Jogos às 14h: expediente até às 11h;
  • Jogos às 16h: expediente até às 13h;
  • Jogos às 17h: expediente até às 14h;
  • Jogos às 18h: expediente até às 15h;
  • Jogos às 19h: expediente até às 16h;
  • Jogos às 21h30: dispensa a partir das 18h30, para servidores cujo expediente regular se estenda além desse horário;
  • Jogos às 22h: dispensa a partir das 19h, também para quem trabalha após esse horário.

No caso da administração estadual, o decreto prevê a liberação dos servidores a partir desses horários. Já no âmbito municipal, a medida estabelece o encerramento do expediente nos mesmos períodos.

Serviços essenciais continuam funcionando

Apesar da flexibilização, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Belém garantiram que os serviços considerados essenciais continuarão operando normalmente.

Áreas como saúde, segurança pública, defesa social, arrecadação, parques, museus, teatros e espaços turísticos deverão manter escalas especiais para assegurar o atendimento à população. A determinação também se aplica aos equipamentos administrados por organizações sociais.

Próximo jogo do Brasil será contra a Escócia

A Seleção Brasileira volta a campo nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Com isso, os servidores estaduais e municipais terão expediente encerrado às 16h, conforme previsto nos decretos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM