Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022: órgãos de segurança e de saúde avaliam medidas para a retomada das procissões

A intenção é que haja um maior cuidado nas 13 procissões oficiais que fazem parte da festividade

O Liberal

Nesta terça-feira (28), diretores da Festa de Nazaré se reuniram com os órgãos de segurança e saúde. O encontro, realizado todos os anos, avaliou os procedimentos de segurança para o Círio 2022. A intenção é que haja um maior cuidado nas 13 procissões oficiais que fazem parte da festividade, bem como as programações ao longo de toda a quadra nazarena, principalmente porque a expectativa é reunir um público maior do que nas procissões de 2019, último ano em que elas foram realizadas presencialmente.

VEJA MAIS:

Círio ecológico: 22 toneladas de resíduos da Quermesse Mariana são destinados de forma correta
Projeto "EcoCírio", iniciado em 2016, conta com parcerias que ajudam a fazer das festividades da Virgem de Nazaré momentos com consciência ambiental sobre os resíduos gerados

Círio 2022: carros de promessas terão procissão própria inédita
Carro em homenagem aos profissionais de saúde estará nas ruas pela primeira vez

Círio 2022: manto de Nossa Senhora de Nazaré começa a ser confeccionado
As responsáveis pela criação do manto são a ilustradora, mestre em artes e professora de moda, Aline Folha e a estilista Stela Rocha

O encontro foi no Centro Integrado de Comando e Controle, na avenida Almirante Barroso, em Belém, com todo o conselho de segurança e saúde do Estado. “A Diretoria da Festa de Nazaré apresentou todas as 13 procissões do Círio deste ano, incluindo a nova procissão, o traslado dos carros, com seus roteiros de percurso, horários, datas, e, a partir de agora, as instituições envolvidas farão seus planejamentos para executar essas procissões”, relatou o diretor de procissões, Antônio Sousa.

Neste ano, a organização será feita por dois eixos por parte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup): segurança pública operacional como um todo no período do festejo e o segundo sobre as medidas efetivas de saúde nas procissões e eventos. 

Presidindo a reunião, o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel PM Alexandre Mascarenhas, disse que a expectativa é de uma participação acima dos anos anteriores à pandemia. "Foram discutidas as formas e os itinerários das procissões e, agora, os órgãos do sistema de segurança pública vão se debruçar em cima dessa programação dos itinerários para poder fazer o seu planejamento e dar maior segurança possível a todos que participam desse evento”, comentou.

A partir da próxima semana, as deliberações serão iniciadas em um período mais curto, com troca de informações entre os participantes. “Doravante nos próximos meses as reuniões do sistema serão quinzenais para definição de todos os meandros e recursos para dar a segurança à população que participa do evento religioso. As reuniões também serão acompanhadas pela Diretoria para que a gente possa dirimir todas as dúvidas e possa fazer uma segurança completa para todos os devotos e turistas”, pontuou o secretário

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM