Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022: manto de Nossa Senhora de Nazaré começa a ser confeccionado

As responsáveis pela criação do manto são a ilustradora, mestre em artes e professora de moda, Aline Folha e a estilista Stela Rocha

Emanuele Corrêa

O manto que envolve a imagem de Nossa Senhora de Nazaré começou a ser confeccionado no mês de maio. As responsáveis pela criação do manto, que será apresentado no dia 6 de outubro, durante missa na Basílica Santuário, são a ilustradora, mestre em artes e professora de moda, Aline Folha e a estilista Stela Rocha.

Aline desenha desde criança. Em 2011 começou a trabalhar como ilustradora. Depois seguiu como professora em cursos de moda e nas oficinas do Curro Velho. Hoje Aline administra seu próprio ateliê. Ela já desenhou o manto em outros dois anos, 2016 e 2017, além da ilustração do cartaz do Círio 2018.

VEJA MAIS

É Círio outra vez! Manto é apresentado aos fiéis na Basílica Santuário
Público acompanhou a cerimônia dentro e fora da igreja

Círio 2021: fiéis acompanham a missa de apresentação do manto
Celebração ocorre na Basílica Santuário, em Belém, e é um dos mais aguardados da programação

Símbolo da festa, manto da Virgem é confeccionado com devoção e delicadeza
A escritora e poetisa Mízar Bonna está entre os vários católicos estilistas que receberam a missão de produzir, desenhar e criar a veste

“Confesso que, como das outras vezes, sempre dá um frio na barriga, uma espécie de medo que vem junto com a felicidade, mas o convite veio num momento muito especial para mim, pois estou grávida do meu primeiro filho, depois de anos de tentativas, e veio exatamente num momento em que fiquei em paz e entreguei tudo nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré”, contou Aline.

Ela afirma que para este processo precisa estudar o tema, ler muito a respeito, buscando imagens de inspiração e que foi em uma visita à Basílica Santuário que encontrou o que precisava para construir a metáfora do que eu queria apresentar. "Procurei entender o significado de vários elementos ali representados. Após esta pesquisa e visita entendi que o meu desenho para este manto teria o momento da Anunciação como inspiração. O processo de criação deste manto foi bem intenso e precisou ser rápido, mas também simples”, explicou.

A estilista Stela Rocha é a responsável pela confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré, do Círio 2022 (Reprodução / Divulgação)

 

Pela terceira vez, a estilista Stela Rocha recebe o convite para confeccionar o manto de Nossa Senhora de Nazaré e conta que assim como em 2014 e 2015, é emocionante ser a responsável pelo manto 2022. "A inspiração para a escolha das cores e do material do manto foi baseada no tema do Círio 2022, ‘Maria, Mãe e Mestra’, e em toda a minha fé. Costurar sempre foi muito mais do que só uma atividade profissional, foi uma forma de interagir com as pessoas”, conta Stela.

Relembre a apresentação do Manto 2021:

Apresentação do Manto 2022

A apresentação do manto é um momento tão aguardado pelos fiéis, que existe uma data reservada no calendário oficial do Círio: dia 6 de outubro, durante missa na Basílica Santuário, a partir das 18h. 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 
Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!