Energia de Biomassa: o que é, quais os tipos e como funciona a conversão nas usinas energéticas
Apesar de ser considerada uma energia de fonte renovável, a biomassa ainda é pouco utilizada no Brasil

Faltando apenas cinco meses para a realização da COP 30 em Belém, muito se tem questionado sobre as propostas e os avanços com relação às energias renováveis propostas pelos pesquisadores para minimizar os impactos do aquecimento global no meio ambiente. Diante desse cenário, entra em discussão a energia de biomassa, que é considerada limpa e menos nociva aos elementos naturais presentes no mundo.
O que é a energia de biomassa?
A biomassa nada mais é do que toda matéria orgânica vegetal, animal ou microbiana utilizada como fonte de energia renovável em termelétricas. Isto é, a biomassa gera energia a partir do calor, porque ela passa justamente pelo processo de queimar combustíveis que agregam potências e são responsáveis por abastecer casas, estabelecimentos comerciais e indústrias pelo mundo.
Apesar de ser apontada pelos especialistas como uma fonte de energia limpa, a biomassa não costuma ser muito utilizada no Brasil. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, apenas 637 empreendimentos utilizam a biomassa nas usinas energéticas com uma capacidade instalada de 17.384 MW no país.
VEJA MAIS
Quais são os três tipos de biomassa?
Para a geração de energia elétrica, a biomassa pode ser classificada em três categorias diferentes que se configura segundo a sua origem biológica, sendo elas:
- Biomassa Vegetal: esse tipo agrega as culturas que são destinadas a fins energéticos, as madeiras e os restos de atividades florestais, agrícolas e de jardinagem.
- Biomassa Animal: essa categoria de biomassa inclui os estrumes, como por exemplo: os estercos e os resíduos de gordura animal.
- Biomassa Microbiana: esse tipo é o mais encontrado no planeta, porque trata-se de substâncias orgânicas presentes no solo que são o resultado da decomposição de fungos e bactérias.
Como é realizado o processo de conversão de energia?
Existem muitas dúvidas quanto ao fato de como é realizado o processo de conversão da biomassa em energia elétrica e a explicação para isso é bem simples! A operação utilizada é bem parecida com a das usinas movidas à combustíveis fósseis: o calor é gerado pela combustão que aquece a água até evaporar todo o líquido, depois esse vapor produzido no processo vai acionar uma turbina elétrica.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA