4 mil voluntários foram selecionados para a COP 30, em Belém
Os voluntários terão acesso a um certificado reconhecido pela ONU para a atuação em grandes eventos e formação sobre clima, turismo e comunicação intercultural.

Faltando menos de quatro meses para a realização do maior evento climático do mundo, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) confirmou a seleção de 4 mil voluntários que irão atuar no suporte logístico e na execução de diversos serviços durante o evento, que será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.
O grupo de voluntários atuará em diferentes frentes, como orientação de deslocamentos, localização de pontos de ônibus, auxílio com itinerários, acessibilidade e recepção de delegações, entre outras atividades de atendimento ao público. A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas durante a conferência. Durante as atividades, os voluntários terão direito a alimentação, transporte e uniforme da COP 30.
Os selecionados também receberão um certificado reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), válido para atuação em grandes eventos, além de passarem por uma formação complementar de 120 horas, distribuídas em seis módulos. A capacitação abordará temas como mudanças climáticas, turismo e comunicação intercultural, com o objetivo de preparar a equipe para as atividades e também deixar um legado de conhecimento para a população local.
O programa de voluntariado contempla três tipos de vagas, destinadas desde estudantes do ensino médio até profissionais já formados. Foi exigido nível intermediário ou avançado de inglês, e todos os voluntários devem residir na Região Metropolitana de Belém.
A iniciativa é coordenada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP 30 (Secop), da Casa Civil da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA