Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chuva desta segunda provoca mais alagamentos em Belém

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 11h e 15h, choveu 7,1% do volume máximo previsto para abril

Camila Guimarães

Depois de março, abril é o mês com maior volume de chuvas registrado nas médias, como aponta o boletim climatológico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Só nesta segunda-feira (11), em Belém, entre 11h e 15h, choveu 7,1% do volume máximo previsto para o mês, que é de 424 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Um vídeo que foi publicado por um usuário do Twitter mostra um alagamento em um trecho da Av. Pedro Álvares Cabral. Em imagens gravadas de dentro de um veículo, é possível ver a água cobrindo até o canteiro central da pista:

VEJA MAIS

Chuvas de março na Grande Belém encheriam 142 vezes o Mangueirão; entenda
Cálculo foi feito levando em conta o volume de chuvas no mês e as dimensões atualizadas do estádio depois da última reforma em 2021

Vai chover? Veja como evitar acidentes com a rede elétrica dentro e fora de casa
O inverno amazônico causa fortes chuvas, ventanias, alagamento e possíveis quedas de galhos na fiação elétrica. Isso provocar curtos-circuitos e até acidentes. Confira algumas dicas que podem ajudar a preveni-los.

A reportagem do Grupo Liberal percorreu alguns bairros da capital e constatou pontos de alagamentos em diversas ruas, na tarde desta segunda, como na Avenida Senador Lemos, próximo ao shopping center localizado no bairro da Sacramenta. Por lá, os veículos transitavam em meio à água, pois o asfalto estava completamente submerso.

Na Avenida Duque de Caxias, próximo à Doutor Freitas, as valas transbordavam, não dando conta de escoar a quantidade de água após alguns minutos de chuva. Os pedestres que precisassem cruzar a via, teriam dificuldade de passar por cima da faixa de água.

Alagamento na avenida Duque de Caxias (Foto: Igor Mota - O Liberal)

Já na Avenida Lomas Valentinas, próximo à Rua Nova, no bairro da Pedreira, em alguns trechos a rua parecia um rio: de um lado ou outro da via, nem a calçada era visível, apenas a água acumulada da chuva.

Alagamento na travessa Lomas Valentinas (Foto: Igor Mota - O Liberal)

 

 

Apesar dos transtornos causados pelas chuvas, o meteorologista José Raimundo Abreu, diretor do 2º Distrito do Inmet, garante que o volume de precipitação calculado nesta segunda-feira é considerado normal: “Entre 11h e 15h de hoje choveu 30,4 milímetros, o que não é considerado um volume excessivo, já que estamos em abril”.

Segundo o especialista, as chuvas que caíram nesses 10 primeiros dias de abril está dentro do esperado, especialmente hoje, que o dia começou com sol. “A tendência que deve predominar nos próximos dias é que chova, principalmente da tarde para a noite. Mas já devemos ver algumas horas de sol. A gente espera que a partir do dia 15 as chuvas comecem a diminuir gradativamente.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM