Belém terá vacinação contra covid-19 durante as festas de fim de ano, mas há poucas doses em estoque

Unidades Básicas de Saúde e hospitais militares estarão abertos para a população, mas as universidades estarão fechadas

Camila Guimarães
fonte

A vacinação contra a covid-19 deve continuar na capital paraense durante os feriados de Natal e Ano Novo, conforme comunica a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), entretanto, as doses são poucas e, em pontos de vacinação mais movimentados, a Secretaria alerta que pode haver falta de vacina. Estarão recebendo o público durante as festas apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais militares, em horários especiais. universidades entrarão em recesso.

 VEJA MAIS

image Mais de 100 municípios paraenses são alvo de projeto para combater baixa cobertura vacinal
Estado está mais de 30% abaixo da meta de vacinação contra doenças graves e evitáveis, como poliomielite, sarampo e coqueluche

image Belém não tem vacina contra covid-19, denunciam moradores
A Redação Integrada de O Liberal conversou com moradores de alguns bairros da capital paraense e esteve em pontos de vacinação da cidade, onde foi constatada a ausência do antivírus

image Covid-19: Vacina bivalente da Pfizer deve começar a ser distribuída ainda em dezembro
Imunizante foi aprovado pela Anvisa em novembro e estimula a produção de quatro vezes mais anticorpos, principalmente em grupos de risco

Estoque de vacinas pode acabar

"Não há muitas doses de vacinas para covid-19 disponíveis no estoque da Sesma", diz a própria secretaria em publicação oficial.

A Sesma também alerta que, em alguns pontos de vacinação, principalmente os mais procurados, pode haver falta de imunizantes.

Já quem precisa vacinar contra a covid-19 bebês a partir dos seis meses vai ter que esperar um pouco mais: "A Sesma reforça que também aguarda novas remessas da Pfizer Baby, que segue em falta na capital. Importante ressaltar é que a falta de vacinas de uma maneira geral não afeta somente Belém, pois há escassez de imunizantes em todo o território nacional".

Quem pode se vacinar

  • A vacina é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose.
  • Para as crianças, a vacina está liberada a partir dos seis meses de idade.
  • Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.
  • A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove a condição de saúde.
  • A quinta dose da vacina anticovid é aplicada em idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, grávidas e puérperas.

O que levar para receber a vacina

Para se vacinar é necessário apresentar:

  • RG,
  • CPF,
  • cartão de vacinação de Belém. 

Outras vacinas

De acordo com a Sesma, imunizantes que protegem contra outras doenças e fazem parte da agenda regular de vacinação seguem disponíveis na capital, com destaque para a vacina contra o vírus influenza, que pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida que ainda não tenha se vacinado.

Locais e horário de vacinação

  • Nas UBS, a vacinação estará disponível de segunda a sexta, de 8h às 17h.
  • No Hospital do Exército as salas de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.
  • No Hospital Naval, a vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, de 8h às 12h. Já no Hospital da Aeronáutica o horário vai de 8h às 11h, sempre de segunda a sexta.

Os pontos de vacinação nas universidades Unama, Fibra e Unifamaz entrarão em recesso e não funcionarão de acordo com o seguinte intervalo:

  • Unama, de 26 de dezembro a 8 de janeiro;
  • Fibra, de 23 de dezembro a 8 de janeiro;
  • Unifamaz, de 23 de dezembro a 10 de janeiro.
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM